Olimpíada Brasileira de Física será realizada no dia 19 de maio

Poderão participar os estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio.

A Olimpíada tem como metas:

- despertar e estimular o interesse pela Física;
- proporcionar desafios aos estudantes;
- aproximar a universidade do ensino médio;
- identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

A OBF é realizada em três fases, sendo que:

Primeira fase

A prova da primeira fase é constituída de questões de múltipla escolha, os alunos do 9° ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio farão a mesma prova e os alunos do 2° e 3° anos do ensino médio farão a mesma prova. Todos os alunos deverão escolher 20 das 30 questões disponíveis, com algumas restrições para os alunos do 1° e 3° ano.

Segunda fase

A prova da segunda fase é parcialmente dissertativa. Mesma prova para alunos do 9°ano EF e 1° ano EM e outra para alunos do 3° e 2° ano, devido às diferenças de grades curriculares, deverão escolher oito dentre as 16 questões apresentadas, havendo questões exclusivas para alunos do 9° e 2° anos.

Terceira fase

A terceira fase é composta de uma prova experimental e uma teórica para os alunos do 9° ano e 1° e 2° ano do EM e somente de uma teórica para os alunos do 3° ano do EM.

Os participantes do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio terão 8 (oito) questões para serem resolvidas. Os estudantes da 1ª série e da 2ª série do ensino médio, terão 16 (dezesseis) questões das quais o participante escolherá 8 (oito) para resolver.

São as notas da terceira fase que contam para a premiação nacional e também para selecionar os alunos que irão para as seletivas para as olimpíadas internacionais.

3 O programa básico será dividido da seguinte maneira:

3.1 – Nível Fundamental
A - Fundamentos matemáticos necessários: Álgebra fundamental (inclui resolução de equações do 1º e 2º graus); Geometria plana (cálculo de área); Noções de geometria espacial (cálculo de volume).
B – Conceitos básicos de Cinemática: Movimento uniforme (com análise da equação horária); Movimento uniformemente variado (com análise da equação horária).
C - Noções básicas de Gravitação: Movimentos de rotação e translação; Estações do ano; Fases lunares; Eclipses.
D – Noções básicas de Dinâmica (Leis de Newton): Conceito de massa e inércia; Formulação das 2ª e 3ª leis de Newton.
E - Conceito de Energia: Formas de energia; Conservação da energia; Calor e Temperatura; Escalas termométricas.
F - Medidas de Tempo, Espaço e Temperatura. Uso de equipamentos para medidas de grandezas físicas.
G – Análise de erros em medidas experimentais.

3.2 – Nível Médio I (inclui os tópicos do Nível Fundamental)
A – Mecânica Clássica: Fundamentos da cinemática do ponto material (tratamento escalar e vetorial); Leis de Newton e suas aplicações; Trabalho e energia: sistemas conservativos e não-conservativos. Potência e rendimento; Teorema do impulso, quantidade de movimento e sua conservação; Gravitação universal; Estática e dinâmica de corpos extensos; Hidrostática.
B – Termodinâmica: Termometria e escalas termométricas; Calorimetria e mudanças de fase; Dilatação de sólidos e líquidos; Propagação do calor; Comportamento térmico dos gases. Teoria cinética; 1ª e 2ª leis da Termodinâmica.
C - Óptica Geométrica: Princípios básicos; Leis da reflexão e aplicações (espelhos planos e esféricos); Leis da refração e aplicações (dioptros, lentes e instrumentos ópticos).
D – Oscilações e Ondas: Pêndulo simples, sistema massa-mola (oscilador harmônico simples); ondas periódicas: transversais e longitudinais; Propagação, reflexão e refração; Difração, interferência e polarização.

3.3 – Nível Médio II (inclui os tópicos do Nível Médio I):
E – Eletromagnetismo: Carga elétrica e lei de Coulomb; Campo e potencial elétrico; Corrente e resistência elétrica, lei de Ohm; Trabalho e potência em corrente contínua; Geradores e receptores; Fenômenos magnéticos; Lei de Ampère; Indução Eletromagnética; corrente alternada; Ondas Eletromagnéticas.
F - Noções Básicas de Física Moderna e Contemporânea: Relatividade Restrita; Modelo atômico de Bohr; Dualidade onda partícula; Física Nuclear-radiatividade; Fusão nuclear; Fissão nuclear.

3.4 - Fundamentos matemáticos necessários (Nível Médio I e II)
Álgebra fundamental (inclui resolução de equações do 1o e 2º graus); Geometria plana (calculo de área); Noções de geometria espacial (cálculo de volume); Noções básicas de cálculo diferencial e integral, álgebra linear e geometria analítica.

Mais informações no site da Olimpíada Brasileira de Física.

Postado em 15/052012