Redação do Enem 2015: algumas possibilidades de tema que podem aparecer este ano

Dúvidas na redação do Enem? Reunimos todos os temas que podem aparecer na prova, confira 

A data das inscrições do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) está muito próxima. No mês de maio ou junho deste ano mais de 9 milhões inscrições de estudantes são esperadas para esta edição. Uma das maiores preocupações dos participantes é a redação. O tema está sendo escolhido por uma equipe especial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep: http://enem.inep.gov.br/

De caráter dissertativo-argumentativo, a redação do Enem 2015 exigirá amplo domínio do candidato sobre o assunto proposto. Ao redigir o texto, a pessoa deverá expor sua opinião a respeito do tema, demonstrando conhecimento de suas causas e apontando possíveis soluções para o problema em questão. Tudo isso dividido e organizado entre parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão.

A redação, avaliada de 0 (zero) a 1000 (mil) pontos, será aplicada no domingo, com duração de 05h30min, junto das provas de Linguagens e Matemática. Ainda há tempo para praticar, desenvolvendo textos sobre os possíveis assuntos e se mantendo informado de notícias do cotidiano. Os candidatos ao Enem 2015 devem ficar atentos a todos os veículos possíveis: jornais, revistas, televisão, internet, etc.

A redação do Enem deverá possuir a estrutura dissertativa – argumentativa, ter um máximo de 30 linhas e texto coerente. Os temas da redação são sempre temas atuais, que estão sendo comentados e que são relevantes para a sociedade brasileira. Por isso é muito importante o aluno, além de ter estudado e estar bem preparado para as provas objetivas, também estar informado de tudo que acontece no país. Para auxiliar os alunos, há anexado na prova dois textos de apoio, afim de que o aluno disserte sua argumentação a partir da estrutura proposta.

Quais os possíveis temas da redação do Enem 2015?

O tema da redação do Enem 2015 será escolhido em meio a assuntos que rondam o cotidiano dos brasileiros. Abaixo segue uma lista com os mais prováveis:

1. Falta de água: O Estado de São Paulo passa por uma intensa crise hídrica e isso tem colocado a água no centro de grandes discussões. Uma das possibilidades de tema envolvendo a água é a sua importância em diversas atividades econômicas no Brasil como a agroindústria e a geração de energia elétrica através de hidrelétricas.

2. Crise no setor energético: O Brasil registrou em janeiros os 10 maiores picos de consumo de energia da história do Brasil onde em fevereiro acontecerem apagões em 10 estados brasileiros. Com estes apagões que acorrem desde 2013 o Brasil acaba sofrendo problemas diversos na economia. Vale dar uma lida nestes assuntos e se aprofundar um pouco. Importante lembrar que, por ser um assunto interdisciplinar, a prova pode solicitar uma redação sobre os impactos da crise nas questões físicas, químicas e biológicas, com possíveis soluções na “energia limpa”

3. Trânsito em grandes metrópoles: Grandes cidades têm tido cada vez mais problemas com o trânsito. Muitos pontos podem ser discutidos nessa temática como a preferência dos cidadãos por transporte público ou individual, poluição causada por muitos carros, poluição sonora (buzinas em congestionamento), via exclusiva para ônibus, ciclovias, tempo gasto diariamente entre trabalho e residência, atraso nos horários e superlotação em ônibus, trens e metrôs, greves dos funcionários de transportes públicos, preços das passagens, catraca livre etc.

4. 50 anos do golpe militar de 64: Com aniversário relembrado em março deste ano, a ação que acarretou mais de 20 anos de regime militar também foi muito comentada nos veículos de comunicação e alguns professores acreditam que este tema possa entrar como tema da Redação do Enem 2015.

5. Preconceito racial: ação que ganhou grandes proporções por ocorrer com frequência em meio esportivo nos últimos anos, principalmente no futebol;

6. Redes sociais x direitos humanos: assunto pode levar em conta a privacidade das pessoas;

7. A importância das campanhas de vacinação: evidenciadas ainda mais com o lançamento da campanha de vacinação para meninas de 13 anos contra o HPV;

8. Diálogo entre ciência e sociedade: A ciência realiza novas descobertas frequentemente, o que possibilita melhorias e desenvolvimento de novas tecnologias. Entretanto, muitas vezes a sociedade não entende o método científico e muitas coisas são confrontadas com paradigmas culturais, morais ou religiosos. Para lidar com isso, é necessário haver comunicação entre o meio científico e a população.

9. Limites entre estética e saúde: Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes etc. É grande a busca pelo corpo perfeito caracterizado por um padrão de beleza. Mas até que ponto a estética coincide com hábitos saudáveis? Conhece-se muitas doenças causadas por insatisfação corporal como anorexia, bulimia, depressão, compulsão alimentar e obesidade, além de consequências no convívio social como discriminação e baixa autoestima.

10. Novos modelos de educação: Há muitos debates ocorrendo sobre as problemáticas do sistema tradicional de ensino e novos modelos de educação para o século XXI, tendo em pauta os métodos de avaliação, uso de tecnologias, interação professor-aluno, formação crítica e social etc. Um recente documentário realizado no Brasil que ajuda na discussão desse tema é o “Quando sinto que já sei” que pode ser encontrado no Youtube.

11. Dificuldades da formação universitária: A formação universitária no Brasil encontra diversos obstáculos como financeiro (o alto valor das mensalidades em faculdades privadas, custeio de transporte ou residência, materiais didáticos, alimentação), psicológico (escolha de curso, afastamento de familiares e amigos, aumento de responsabilidades, inserção no mercado de trabalho), entre outros. Ao mesmo tempo, o Estado tem criado políticas públicas como Fies, Pronatec, sistemas de cotas, criação de novas universidades etc.

12. Conceito de família no século XXI: O projeto de Lei 6583 de 2013 cria o Estatuto da Família. Nesse texto, família é definida como união entre homem e mulher. A partir disso, muitas discussões têm sido feitas sobre o conceito de família atualmente, com o intuito de refletir sobre famílias formadas por mães ou pais solteiros, avós e tios, casais homossexuais, poligamia etc.

13. Justiça com as próprias mãos: Tema bastante polêmico em 2014 e que pode ser discutido com mais imparcialidade esse ano. O combate à violência através da justiça com as próprias mãos é válido? Definições de justiça, casos de linchamentos, rebeldia com a ordem e segurança públicas são alguns pontos que abordam essa temática.

14. Obsolescência programada: Esse conceito significa a diminuição da vida útil de equipamentos com o intuito de incentivar a compra de novos produtos ou versões atualizadas. Rodeio esse tema a questão do consumismo exacerbado, resíduos eletrônicos, responsabilidade e consciência social do consumidor. Um documentário sobre esse assunto também pode ser encontrado no Youtube e ajuda no entendimento.

15. Voluntariado e transformações sociais: O trabalho voluntário no Brasil tem passado por uma transformação. Não se pensa mais no voluntariado como assistencial (doação de roupas, alimentos e agasalhos, por exemplo), mas como uma tentativa de mudança social, através de medidas inclusivas e de impacto. Outro ponto a ser considerado é a valorização que as empresas fazem de candidatos e funcionários que realizam trabalhos voluntários, assim como próprios projetos sociais realizados pelas empresas para contribuição à sociedade ou marketing.

16. Liberdade de expressão e mídia: Tema bastante atual, a liberdade de imprensa tem sido muito discutida, principalmente após o ataque à revista francesa Charlie Hebdo no início desse ano. Pode-se refletir sobre os limites entre liberdade de expressão e respeito às diferenças ou respeito à verdade.

17. Consumo de álcool e droga por adolescentes: Por lei, o consumo de álcool é proibido por adolescentes. Entretanto, é crescente o uso não só de bebidas alcoólicas mas também de drogas lícitas e/ou ilícitas entre os jovens, como cigarro, maconha, cocaína, LSD etc. As razões e consequências desse ato podem servir como base para a discussão do tema.

18. Limites entre humor e bullying: Os limites do humor é algo que tem chamado bastante atenção atualmente por causa de diversos processos a comediantes do Brasil como Rafinha Bastos, Danilo Gentili etc, e o constante uso de discriminação das minorias para fazer piada. A responsabilidade social do comediante foi discutida no excelente documentário de Pedro Arantes, “O riso dos outros”, encontrado no Youtube.

19. Desigualdade étnica e de gênero: O Brasil é um dos países com maior desigualdade do mundo e entre muitos tipos de desigualdade, a étnica e a de gênero costumam ser as mais discutidas, assim como os preconceitos gerados por essa situação, respectivamente, racismo e machismo. Os direitos conquistados, as lutas e reivindicações e as políticas públicas são alguns pontos que merecem ser estudados para entender a causa e argumentar com clareza.

20. Gestão de resíduos urbanos: Em 2010, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A gestão de resíduos ainda é um tema bastante em alta devido à enorme quantidade de lixo produzido anualmente no Brasil. Coleta seletiva e logística reversa são alguns dos termos importantes de serem entendidos. Para conhecer mais sobre a lei e sua importância na sociedade, pode ser consultada a explicação no site do Ministério do Meio Ambiente.

21. Saúde pública: Problemas no Sistema Único de Saúde (SUS) como falta de médicos, atrasos, grandes filas de espera e falta de equipamentos são possíveis de serem tratados em uma dissertação. O tema também é bastante atual devido ao programa de governo Mais Médicos, que trouxe médicos de outras nacionalidades (cubanos) para atuar no Brasil com o intuito de amenizar os problemas na saúde pública.

22. Abuso em trotes universitários: Todo ano, vários casos de abuso em trotes universitários são noticiados. Esse ano, um dos casos mais alarmantes foi de uma jovem que teve a perna queimada por ácido. O fator psicológico dos jovens recém-inseridos no ensino superior também é pauta nessa discussão. Leia mais sobre esse tema nessa coluna.

23. Tráfico de drogas e violência urbana: A correlação entre o tráfico de drogas e a violência urbana, principalmente em favelas, é muito propício de discussão. Esse tema foi recentemente abordado nos filmes Tropa de Elite (1 e 2) e é sempre mencionado quando se debate sobre Legalização da Maconha, já que o combate às drogas é um dos fatores que mais causam violência e conflito entre policiais e civis no Brasil.

24. Saúde feminina na gravidez: A preocupação com a saúde da mulher durante a gravidez é um bom tema de redação pois nele podemos tratar várias problemáticas presentes na sociedade brasileira como o aborto não legalizado que fere e mata milhares de mulheres por ano, os maus tratos nos hospitais durante abortos espontâneos ou nos partos. O tema também é atual por causa da recente resolução que limita a quantidade de cesáreas que podem ser realizadas, o que é uma intervenção do Estado na escolha da mulher.

25. Sustentabilidade nas empresas: O termo sustentabilidade está bastante em alta no Brasil com a crescente preocupação com o meio ambiente. Nesse contexto, as empresas precisam atuar coincidindo a busca por lucros com o cuidado ambiental. Políticas empresariais e marketing verde são os pontos de destaque nessa discussão.

26. Intolerância religiosa: Novamente, o ataque à revista Charlie Hebdo pode exemplificar o tema. Mas muito mais do que um caso isolado, a intolerância religiosa é grande tanto no Brasil como em outros países. Ao debater esse tema, precisamos lembrar da laicidade do Estado e do respeito aos diferentes tipos de crenças e rituais religiosos, podendo destacar, no caso do Brasil, o grande preconceito existente com religiões de origem africana.

27. Ativismo em redes sociais: Cada vez mais, as redes sociais têm sido usadas para estar em contato com a política e com movimentos sociais. Eventos são criados para marcar protestos, projetos de leis polêmicos facilmente viram virais e reivindicações têm sido feitas através de abaixo-assinado online. Essa nova forma de participação política e suas causas e consequências na sociedade é um bom tema de pesquisa e escrita.

28. Movimentos Sociais: Como aconteceu em 2014 na copa, diversos protestos e movimentos sociais movimentaram o pais. Em 2015, com todos os aumentos em diversos setores da economia, esses movimentos sociais tendem a aumentar. 

Um tema que está muito em alta no país neste momento é POLÍTICA e a relação de divisão do país. É possível o tema da Redação do ENEM deste ano ter alguma relação a este momento político que o pais está vivendo, visto que este ano o país passou por eleições presidenciais. A Copa do Mundo também poderá ser tema da redação, como os legados da copa para a economia e também a imagem brasileira no exterior. 

Fonte: Material extraído dos sites Enem Biz, Gabarito Enem e InfoEnem


Postado em 08/04/2015


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé