Em um ano com muitos feriados, como equilibrar estudos para o vestibular com as folgas
Dentro de um bom planejamento, não perder o contato com os conteúdos em dias de feriado é fundamental
para os candidatos ao vestibular e Enem
 
por Camila Nunes
 
Em um ano recheado de feriados prolongados — até o final do ano serão oito —, a tentação de deixar livros e cadernos de lado e partir em uma viagem com os amigos ou simplesmente ficar de pernas para o ar é grande. Mas se seu objetivo no final de 2015 é tirar uma boa nota no Enem ou ser aprovado em algum vestibular, esqueça a ideia de abandonar os estudos nesses dias.
 
Profissionais ouvidos por Zero Hora foram unânimes ao recomendar um planejamento de estudos. Esse esquema passa por questões como quanto tempo estudar em casa e quais dias dedicar a cada matéria. Alguns cursinhos destacam professores especialmente para planejar a rotina.
 
— Esse profissional conversa com o adolescente, verifica o curso que ele quer fazer, quais os conteúdos de maior dificuldade e que atividades extras o estudante tem — explica Jorge Queiroz Junior, professor de física do Universitário.
 
Segundo Fernando Elias José, psicólogo especialista em preparação emocional para provas, os jovens precisam ter em mente que, mais importante do que a quantidade de tempo que eles passam na frente de livros e cadernos, é a qualidade do estudo.
 
— Qualquer pessoa consegue absorver um conteúdo com qualidade no máximo em oito horas por dia — observa.
 
Dentro de um bom planejamento, não perder o contato com os conteúdos em dias de feriado é fundamental para não quebrar o ritmo de estudos.
 
— O aluno deve priorizar a matéria que ele teria como aula naquele dia. E para quem aproveita os feriados para visitar a família no Interior, ler durante a viagem pode ser uma boa alternativa — recomenda Saul Chervenski, professor de Geografia do Unificado.
 
Mas a ideia não é passar o dia trancado no quarto estudando. Momentos de descanso são mais do que bem-vindos.
 
— O prejuízo de não respeitar o descanso é a falsa ilusão de que se está aproveitando o máximo e que a pessoa não vai pagar por isso em algum momento — destaca Fernando Elias José.
 
Assistir a filmes de história e ler livros de contos ajuda a combater a ansiedade, pois são atividades que não deixam a sensação de que se está perdendo tempo e caem muito bem em um feriadão.
 
Planeje-se
 
— Na hora de organizar os horários de estudo, leve em consideração as matérias em que você tem maior dificuldade e dedique um tempo a mais para estudá-las. Atenção também às disciplinas que têm peso maior no curso que você vai escolher.
 
— Faça pausas de 15 a 20 minutos a cada uma hora e meia de estudo. Desligue o celular ou deixe-o no modo silencioso para não tirar a concentração.
 
— Estude no mínimo três horas diárias. Antes de dormir, aproveite para ler um livro de leitura obrigatória ou escrever uma redação.
 
— Se tiver que escolher um feriado para folgar, opte pelos mais próximos do final do ano, devido à carga acumulada de estudos.
 
— O aluno que faz cursinho paralelamente ao colégio pode fazer um feriado mais flexível em termos de horas de estudo.  
 
*Fonte: Zero Hora


Postado em 24/04/2015


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé