10 dicas para se estressar menos durante as provas
Conheça como os professores e alunos podem agir para que as provas não sejam problema

As provas são o meio de ensino mais utilizado pelas instituições de ensino para avaliar o aprendizado dos alunos, mas costumam tirar o sono da maioria deles. Estes são submetidos a avaliações desde os primeiros anos escolares e, a partir de então, vivenciam esse período com muito estresse.

Entretanto, para que esse momento não seja tão traumático, os estudantes devem tomar algumas atitudes que suavizem a situação. Confira-as a seguir:

1 - Viva um dia por vez
Foque em selecionar quais matérias serão estudadas em cada dia, a fim de organizar-se melhor. Assim, você ficará menos nervoso, já que dificilmente deixará de cumprir os prazos predeterminados e estudará todo o conteúdo para dia da avaliação.

2 - Tome cuidado com as mudanças
Várias pequenas mudanças ou aquelas que têm grandes consequências na vida da pessoa são as principais distrações na hora de manter o foco e dificultam que você fique relaxado durante a realização de uma prova.

3 - Trabalhe em grupo
Os professores precisam criar avaliações com algumas características que as suavizem, como brincadeiras bem humoradas. É essencial que seja relaxante tanto para o aluno como para o docente que corrigirá posteriormente.

4 - Mude o ambiente da sala de aula
Para que os alunos tenham um bom rendimento, precisam se sentir o mais confortável possível no ambiente que estão. Por isso, o professor deve encontrar qual a melhor opção para os alunos, como colocar uma música calma ao fundo ou diminuir a intensidade de luz do ambiente.

5 - Acenda um incenso
Esse material pode levar relaxamento para a sala, trazendo boas energias aos alunos.

6 - Priorize algumas questões
Não tente estudar muitos conteúdos de uma vez e priorize aquilo que você considera mais relevante. Assim, você ficará mais relaxado durante as provas.

7 - As avaliações devem ser focadas nos alunos
Os professores precisam adaptar as maneiras de ensino para os alunos, já que os sistemas de ensino giram em torno deles e são os principais beneficiados pela escola.

8 - Faça exercícios físicos
As atividades físicas, como yoga, Zumba ou até mesmo o Xbox Fitness, são importantes para que você se sinta mais relaxado no momento de realização das provas. Os exercícios “esvaziam” a mente e deixam as pessoas mais bem dispostas e humoradas.

9 - Chegue mais cedo
No dia do exame, pegue todos os materiais que você precisará para realizá-lo e chegue alguns minutos mais cedo na instituição de ensino. Assim, você diminui a chance de imprevistos fazerem você chegar atrasado à prova.

10 - Leve comida
Durante a prova é essencial que você coma, para ter um momento de relaxamento e para continuar concentrado nas perguntas propostas pelo professor.

Fonte: Universia Brasil

Postado em 30/04/2015