Volta às aulas: como facilitar o processo de readaptação à escola
As férias estão quase acabando e é hora de preparar seu filho para retomar a velha rotina. Confira o que você pode fazer para ajudá-lo

Por Naíma Saleh

Depois de um delicioso mês de descanso das aulas, quando as crianças puderam passear, ficar em casa, dormir até mais tarde, brincar muito e, com sorte, até viajar, é hora de voltar para a escola. O processo da readaptação que ocorre agora no meio do ano costuma ser mais simples do que o início das aulas em fevereiro, afinal, as crianças não ficaram tanto tempo longe da escola. Mesmo assim, não custa, nessa semana que antecede o retorno à rotina, preparar seu filho para rever professores e colegas.

Ajuste a rotina

Como durante as férias a tendência é que os horários sejam menos rígidos e as crianças (e você) não tenham hora certa para comer e acordar, o primeiro passo é retomar, gradativamente, a rotina do período escolar. Para as crianças que estudam de manhã, e que podem ter mais dificuldade em acordar, é importante reajustar o horário que ela acostuma acordar para ir à aula aos poucos.

Uma maneira de fazer isso é acordar seu filho 40 minutos depois do horário que ele se levanta normalmente. No dia seguinte, 30 minutos, depois, 20, 10, até chegar ao horário regular. Para as crianças que estudam à tarde, vale fazer o mesmo processo, só que para ajustar a hora almoço, que normalmente acaba ficando para mais tarde durante os dias de descanso. “Tanto o sono quanto a fome interferem na rotina da escola. Por isso, a progressiva adaptação aos horários normais é sempre boa”, explica Kika de Almeida Mendes, coordenadora de comunicação da Escola Viva (SP).

Outro cuidado é, sobretudo, na primeira semana de aula, evitar atrasos, tanto na chegada quanto na hora de buscar a criança. No primeiro caso, porque é interessante que seu filho chegue com tempo suficiente para dar um abraço no professor, conversar um pouco com os colegas e entrar no clima. “Se a criança chega a tempo de começar a atividade com todo o grupo, não tem que se preocupar em se encaixar em algo que já está acontecendo”, explica Kika. Além disso, quem chega atrasado fica em evidência, o que pode gerar certo desconforto. Já, na saída da escola, se os pais ou a pessoa responsável se atrasa, pode deixar a criança ansiosa.

Boas lembranças

O principal, no entanto, é conversar muito com seu filho a respeito dessa retomada das atividades. A melhor estratégia é reavivar a memória dele, com todas as coisas bacanas que está acostumado a fazer na escola: os jogos, as brincadeiras, os colegas e até as músicas cantadas na aula.

Crianças a partir dos 3 ou 4 anos, que já possuem vínculo com os colegas, podem ficar empolgados com a possibilidade de dividir suas experiências de férias com os amigos. Que tal marcar um encontro com dois ou três amigos mais próximos do seu filho nesta semana? Pode ser uma maneira de seu pequeno ficar ainda mais empolgado com o retorno à escola.

Difícil para as crianças, difícil para os pais

“Mesmo com muita conversa, pode acontecer um breque da criança na hora de entrar na escola, principalmente com aquelas entre 3 e 4 anos de idade, que já têm uma percepção melhor do tempo e sabem que ir à escola significa um período longe da mãe”, explica a psicóloga Adriana Ferreira, da Educação Infantil do Colégio Mopi (RJ). Por isso, o melhor é ser paciente e estar atento ao comportamento do filho. Algumas vezes, é necessário que os pais fiquem um pouco na escola (em especial no caso dos menores), como já fizeram na adaptação, mas não há uma receita. “Quando a criança é que está com dificuldade, nem sempre a entrega rápida é boa, porque pode fazê-la se sentir abandonada. Pode ser que ela precise de uns dois dias para se acalmar na hora da chegada”, explica Adriana. No entanto, quando são os pais que mostram ansiedade para largar a cria, é comum que o professor ou algum outro membro da equipe de apoio pedagógico interfira para que a despedida não se prolongue muito.

“Dizer pro seu filho que você vai sentir a falta dele é legítimo, carinhoso e verdadeiro. Mas também é preciso dizer que a escola é um lugar bacana, em que você confia muito e ressaltar o lado bom”, explica Kika. O mais importante é transmitir segurança à criança, para que ela volte confiante. Para Adriana, apesar da ansiedade de alguns pais ser um processo natural, vale o alerta: “Aquela família que teve dificuldade de fazer o vínculo no começo da vida escolar, pode passar por isso de novo na volta das férias”. Por isso, esteja preparado e aposte nas dicas abaixo:

- Peça ajuda do seu filho para providenciar tudo o que for necessário para a volta às aulas: repor os materiais escolares, separar o uniforme e até mesmo preparar o lanche;

- Se você ainda for viajar, tente se programar para que a criança tenha pelo menos uns dois dias de descanso. Assim, ela não retorna à escola tão cansada;

- Mesmo que você sinta saudade, encoraje seu filho, ressaltando todas as coisas legais que ele vai fazer e aprender. E lembre-se: ainda tem o final de semana para curtir seu pequeno em tempo integral!

Fonte: Crescer

Postado em 14/08/2015