Dicas para ler jornal corretamente em ano de vestibular
Ler jornal é uma etapa importante nos estudos para o vestibular.
Confira algumas dicas para aproveitar essa leitura
 
por MARIANA NADAI 
 
Cada vez mais os vestibulares cobram questões sobre atualidades. Seja para fazer o estudante refletir sobre um tema recorrente na sociedade, como no Enem, ou apenas para abordar um conceito aprendido na escola, como acontece na Fuvest, ficar por dentro dos acontecimentos do dia a dia é cada vez mais imprescindível.
 
E, se os vestibulares pedem conhecimentos sobre o que acontece no mundo, nada melhor do que acompanhar o noticiário. Nos estudos, a leitura do jornal deve receber a mesma dedicação do que as disciplinas do colégio. Confira a seguir algumas dicas para mandar bem na leitura.
 
Dedique 30 minutos diários de leitura: É importante que o estudante fique de olho no jornal todos os dias, por isso é bom se perguntar se sabe ler jornal. O ideal é que o aluno dedique de 20 a 30 minutos nessa leitura. "Não adianta ficar duas horas com o jornal sem saber o que está lendo. Até 30 minutos de leitura é o suficiente, mas o estudante tem que saber o que ler", explica o professor de geografia do curso Anglo Reinaldo Scalzaretto.
 
Dê atenção a assuntos abordados em sala de aula: Não é necessário ler o jornal todo quando o intuito é estudar para o vestibular. Enquanto olha as notícias, o ideal é ficar atento a assuntos que foram abordados em sala de aula. "Vá foleando o jornal, quando perceber que alguma notícia tem a ver com o que está sendo visto dentro da escola, você pode dedicar mais tempo na leitura desse conteúdo", diz Scalzaretto.
 
Fique atento na repetição de temas: Ao ler o jornal, fique atento na repetição das notícias. "Quando perceber que algum assunto está sendo abordado com uma certa frequência, se dedique a ele. Se a notícia chamou a sua atenção, também pode chamar a atenção de quem faz a prova", aconselha o professor.
 
 
 


Postado em 11/09/2015


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé