Enem 2015: 13 estudantes tiraram acima de mil em matemática
Mais de 53 mil pessoas tiraram nota zero na redação; 104 tiraram mil
 
da redação 
 
Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (11), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, divulgou que 13 estudantes acertaram todas as 45 questões de matemática da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, e tiraram nota superior a mil: 1008,3 pontos. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (8).
O ministro também comunicou que mais de 53 mil pessoas zeraram a redação, enquanto 104 tiraram nota máxima. No Enem 2014, meio milhão de pessoas obtiveram nota zero, e 250 a pontuação total.
 
De acordo com a avaliação do MEC, há 55 casos na redação de mulheres que relataram casos aparentemente pessoais de abuso e violência. O tema foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Mercadante afirma que o tema “foi muito importante para o Brasil. Não só para os participantes, mas para os milhões de pessoas que refletiram sobre por que persiste a violência contra a mulher. E também uma oportunidade para reforçarmos as ações contra a violência, muitas vezes ocorridas dentro de casa”, disse o ministro.
 
Para dar assistência às estudantes que relataram casos pessoais, o ministro afirmou que vai divulgar nos meios de comunicação dicas para que mulheres que sofrem violência possam denunciar os agressores.
 
A prova
Mais de 5,7 milhões de candidatos fizeram o exame, aplicado nos dias 24 e 25 de outubro. O percentual de abstenções nesta edição, de 25,5%, foi o menor da série histórica do exame. Nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes, menos da metade dos 1.519 excluídos em 2014. Apenas três ocorreram por postagem de imagens do local de provas em redes socais.
 
A nota do Enem é usada para selecionar estudantes para vagas públicas e privadas de ensino superior e ensino técnico pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), respectivamente. Além de ser exigência para financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para participar do Programa Ciência sem Fronteiras. Para maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado ainda como certificação do ensino médio.
 


Postado em 11/01/2016


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé