7 dicas para um 2016 mais produtivo
Meu 2016 começou e com ele resolvi que mudaria algumas coisas para melhor, aumentar meu foco para otimizar meu tempo, ser mais objetivo nas minhas ações, passar mais tempo com meus pais, aprender, escutar, ser menos sedentário, tudo isso me levando ao mesmo fim "melhor performance" e maior produtividade.
 
Peguei minha caneta uma folha de papel e comecei a pensar em como faria uma vez que já sabia o que queria atingir com minhas mudanças.
 
Pensando nisso vim compartilhar com vocês algumas dicas que me ajudaram a nortear meus objetivos neste ano de 2016.
 
1. Coloque metas no papel
 
Parece besteira mas colocá-las no papel ajuda na melhor clareza e percepção do pensamento, visualizar o que você almeja possibilita traçar uma melhor estratégia.
 
2. Defina metas por período
 
Tudo na vida deve ter começo, meio e fim. Nossas metas devem seguir a mesma linha. Saber quando devemos entregá-las cria uma cobrança interna com relação aos prazos.
 
Elabore metas de curto prazo e longo prazo por exemplo: eu estipulei que devo ler pelo menos 5 livros por mês e 66 livros no ano. Ao cumprir minha meta mensal, fico mais próximo da minha meta anual. Não adianta eu colocar apenas a meta anual e não me preparar mensalmente para isso, chegará em novembro e estarei muito longe de alcançar tal desafio.
 
3. Atribua recompensas
 
Sabe os joguinhos viciantes que temos em nossos celulares, notebooks, etc... Você já parou para pensar por que eles são por fases? Por que existem recompensas!
 
Isso acontece porque ficamos felizes quando às recebemos. A vida é muito parecida com esses jogos: quando passamos uma fase mais difícil fica o próximo passo. As recompensas são frutos do nosso esforço e servem para nos motivar a continuar e nos mostrar que nossa dedicação e esforço estão nos dando resultado, e ficamos felizes pois esse é o reconhecimento do nosso esforço.
 
Imagine sua vida como um Candy Crush e veja a semelhança entre elas. Por exemplo: se você tem como objetivo passar em um concurso público e gosta de viajar, coloque a meta de passar no concurso e a recompensa de realizar uma viagem com o valor do seu primeiro salário. E planeje-se para isso.
 
4. Metas também de lazer
 
Muito se fala em metas para trabalho e estudos mas devemos tê-las também para nossas atividades de lazer.
 
Em casa, eu e meu pai gostamos muito de jogar baralho e eu tenho como um dos meus focos de 2016 passar mais tempo com minha família. Não tem nada mais gostoso do que criar uma meta de que jogarei uma partida de tranca com meu pai pelo menos uma vez por semana.
 
Essa aí eu cumpro com um baita sorriso no rosto.
 
5. Defina os resultados que você deseja
 
Assim você conseguirá definir os melhores caminhos para alcançá-los. Saber onde você quer chegar lhe propicia estudar as opções que você tem para conseguir e assim realizar a melhor escolha.
 
6. Procure pessoas com os mesmos metas que você
 
- Assim vocês podem se ajudar em suas conquistas
- Um estimula ao outro para manterem o foco
- Melhores ideias, como diz o ditado: "duas cabeças pensam melhor que uma"
 
7. Pense grande
 
Pensar grande e pensar pequeno dão o mesmo trabalho. Então vise sempre alcançar o topo e não contente-se com algo meia boca.
 
Ouvi uma vez que ser bom é no mundo de hoje o elogio mais medíocre que alguém pode receber. De fato, se, há 50 anos atrás, você fosse bom no que fazia, seria diferenciado, requisitado e referência naquele assunto. Hoje você será apenas mais um. Então, não limite-se.
 
E assim larguei minha caneta ao lado da folha sulfite já preenchida com minhas metas para 2016 e fui para a segunda parte. FAZER!
 
Por Guilherme Sprocatti Santana, organizador do evento Santos Social Media e gestor do grupo de mesmo nome


Postado em 26/01/2016


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé