Como estudar mais e melhor (parte 1)

 

Ações e estratégias de trabalho que podem ajudar os alunos, em seu cotidiano, a atingir melhores resultados na escola

João Luís de Almeida Machado 

Durante o ano escolar é preciso se organizar nos estudos para que a aprendizagem aconteça. Neste sentido é preciso saber exatamente o que fazer, ou seja, como estudar. Neste e em próximos textos trazemos orientações que servem para os alunos e que podem ajudar pais e professores. Esperamos que possam contribuir bastante para um bom rendimento em aulas, avaliações, tarefas e trabalhos. Acreditamos que com estas orientações os compromissos escolares sejam realizados de forma mais organizada, com resultados finais mais satisfatórios e, ainda, para que tudo seja feio nos prazos e da melhor forma possível. Esperamos que este material seja útil e que possa render muitos benefícios para seus usuários. Seguem abaixo as primeiras recomendações:

a) ORGANIZE SEUS MATERIAIS - Na véspera das aulas, organize sua mochila com os materiais necessários para as atividades do dia seguinte antes de dormir. Livros, cadernos, estojos, réguas e materiais extras requisitados devem ser arrumados de forma antecipada para evitar peso extra na mochila e impossibilidade de participação em alguma atividade por falta de materiais.

b) MANTENHA SUA AGENDA ATUALIZADA - Anote numa agenda ou mantenha informes de compromissos escolares em uma parte específica de seu caderno para não perder prazos de entrega de tarefas, trabalhos ou participação em aulas extras, reuniões... Estas anotações devem ser compartilhadas com os pais ou responsáveis (no caso de alunos mais novos ou com maior dificuldade de organização) para que também eles saibam de seus compromissos e de sua organização.

c) FAÇA PERGUNTAS - Não entendeu? Não tenha vergonha de levantar a mão e perguntar. Pergunte na hora, peça para o professor explicar novamente. Peça exemplos que facilitem a compreensão ou então que os exercícios que geraram dúvidas sejam refeitos. Só depois que tiver certeza que entendeu é que você estará bem preparado para tarefas, exercícios em sala de aula ou provas.

d) FAÇA ANOTAÇÕES DETALHADAS - Durante as aulas, faça as anotações sugeridas pelos professores e também se sinta a vontade para colocar ao lado anotações e observações adicionais nas quais sua compreensão do que está sendo explicado faça parte de seus registros.

e) ELIMINE DISTRAÇÕES - Na hora em que for estudar mantenha o foco apenas nos estudos e elimine as distrações. Não estude com música, TV ligada, telefones, computador ou qualquer outro recurso por perto que possa tirar sua atenção. No horário em que definir como período de resolução de tarefas e trabalhos ou ainda de estudo diário das matérias trabalhadas na escola faça-o em lugar tranquilo, sem movimento ou passagem de pessoas. Peça aos demais membros da família para não interromperem seus estudos.

f) TROQUE IDEIAS COM COLEGAS SOBRE OS ASSUNTOS ESTUDADOS - Seus colegas de classe elaboram também sua compreensão dos conteúdos e conceitos trabalhados em aula e, cada um faz isso de uma forma diferente, mesmo que os temas sejam iguais. Ao trocar ideias com eles o seu entendimento da matéria trabalhada pode então ser enriquecido ou facilitado.

Fonte: CMais, portal da TV Cultura


Postado em 28/05/2012


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé