Alfabetização: 11 dicas para estimular a criança sem pressa
Por Fernanda Montano

1 - Converse bastante com ele. Pergunte como foi o dia na escola, o passeio com o amigo, o sonho que teve durante a noite. E compartilhe fatos do seu dia também.

2 - Cante músicas dos mais variados gêneros, não somente aquelas voltadas às crianças. Composições mais complexas são ótimas para enriquecer o vocabulário.

3 - Leia histórias com ele e para ele. E não subestime a capacidade de interpretação do seu filho, oferecendo somente livros considerados adequados para a sua idade. Leia bons textos literários, de diferentes gêneros e extensões, que mobilizem a fantasia e seduzam para a leitura prazerosa.

4 - Escreva em letra bastão o nome dele na mochila, lancheira e material escolar, e mostre o que está escrito.

5 - Façam juntos a lista de supermercado ou do que precisam para organizar a festa de aniversário, por exemplo.

6 - Leia com ele rótulos de produtos, receitas culinárias e os cardápios de restaurantes.

7 - Incentive-o a ter um diário, no qual escreva todos os dias ou sempre que quiser.

8 - Escreva cartas e bilhetes para ele e incentive-o a fazer o mesmo para amigos e familiares.

9 - No trânsito, brinque de achar partes do nome dele nas placas de rua.

10 - Leia livros mostrando o texto (não só as imagens) e peça que ele conte a história para você também. Faça o mesmo com livro digital.

11 - Compre uma lousa com giz e brinquem juntos de desenhar e escrever.

Postado em 11/03/2016