5 dicas para ajudar seu filho a recuperar as notas

 

Aproveite o fim do semestre para ajudar seu filho a ter mais sucesso nos estudos 
 
por Paulo Araujo
 
O fim do semestre é o momento ideal para analisar o desempenho escolar. Caso o resultado das avaliações não ande lá muito bem, a hora de agir é agora. "O risco de repetência abala qualquer família", diz a educadora Ana Lúcia Pugliese, de São Paulo. Se você deixa para cuidar desse problema só no fim do ano, pode não haver mais tempo de recuperação. 
 
• Notas ruins podem ser causadas por pouco empenho e estudo em casa, muitas faltas ou desconcentração na escola, entre outros motivos. Veja em que caso seu filho mais se enquadra e tome a atitude mais apropriada para resolver o problema. Nunca se sinta insegura quanto à capacidade dele em aprender. 
 
• Converse com seu filho e com os professores sobre os motivos que levaram ao mau desempenho. Muitas vezes ele pode ter perdido aulas importantes, não ter compreendido algum conceito ou não ter tido coragem de fazer perguntas na sala de aula para não se expor diante dos colegas. 
 
• Não use sua falta de tempo como desculpa para deixar o problema para outubro ou novembro. Você não tem obrigação de ensinar os conteúdos que ele não entendeu, mas deve demonstrar, por meio de uma conversa franca, como é importante aprender. 
 
• Analise com cuidado o material escolar do seu filho. Ele é um excelente termômetro do que está acontecendo na escola. Peça para ver provas e cadernos e depois fale com a coordenadora pedagógica e com a professora sobre os problemas dele. 
 
• Negocie a diminuição dos momentos de lazer e o aumento dos dedicados aos estudos no segundo semestre. Conte que isso é necessário para que no ele se saia melhor. Passeios, videogame e o tempo dedicado à internet precisam ser repensados nessa hora.
 

 


Postado em 01/06/2012


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé