Você não pode dar o presente de Natal que seu filho pediu?
Fique tranquilo. Não haverá problema algum se este ano ele não ganhar o que queria. Basta conversar com a criança

Por Ana Paula Pontes

Não se culpe. A criança vai entender à maneira dela que o presente desejado não veio. Só não deixe para a última hora, para ela não criar uma expectativa e se frustrar na noite de Natal. O ideal é que você, aos poucos, a envolva na situação financeira da família. “Não precisa falar de números, mas é importante colocar para ela que nem tudo é fácil. E que há momentos que se pode ganhar e outros não”, diz Glauci Favilla dos Santos, psicóloga do Hospital São Camilo (SP). Confira dicas para tornar essa situação mais fácil para você e seu filho:

- Ao ir a uma loja de brinquedos, por exemplo, explique para a criança o que é caro e barato. Para elas, um carrinho tem o mesmo valor de uma bicicleta.

- Quando começar a rolar as conversas sobre o presente do Papai Noel, explique para o seu filho que talvez este ano o bom velhinho não possa trazer o que pede. Sugira a ele escolher um outro presente.

- Não jogue a responsabilidade para o Papai Noel. Frases como “se for um bom aluno, vai ganhar o presente de Natal” geram ansiedade e baixa autoestima na criança, principalmente se ela não ganhar o que queria, ainda que tenha sido um aluno exemplar. Ela também não vai entender por que aquele colega ou parente ganhou o presente pedido mesmo sem ter ido bem na escola.

Fonte: Revista Cresceratualizada em 07/12/2015

Postado em 22/11/2016