Saiba como a cultura da infância pode influenciar a vida adulta
Brincar é o trabalho da criança e isso fará diferença em sua vida adulta

Brincar é o trabalho da criança e isso fará grande diferença em sua vida adulta se ela tiver tido uma infância feliz, com muita brincadeira e fantasia.

Quantas recordações você possui do tempo que podia brincar na rua ou na casa dos avós, em que o tempo passava mais devagar e as experiências eram mais do que especiais?

Segundo a assessora pedagógica do Sistema Anglo de Ensino Débora Hoffmann, precisamos deixar as crianças, simplesmente, serem crianças.

Já ouviu falar em cultura da infância? Essa é, justamente, a proposta de compreender a criança como um ser em construção e entender que a aprendizagem deve ser conduzida de forma que faça sentido para a criança. Dessa forma, “aprender brincando” é um método muito mais eficiente e natural para a criança, por exemplo

“A criança é vista como protagonista, onde suas falas, expressões, sentimentos, gostos e gestos são considerados relevantes. Na cultura da infância, o brincar é essencial, pois gera aprendizados importantes nessa etapa de vida”, explica Débora.

Isso significa abandonar a criança compreendida como “mini adulto”, com agenda lotada de compromissos, sem tempo para o brincar espontâneo. A proposta é: menos tecnologia e pular fases e mais espaço para o crescimento saudável.

Uma escola moderna, atualizada e preocupada, de fato, com o desenvolvimento infantil está voltada para a cultura da infância. Pense nisso!

Por que brincar?
Durante o brincar, a criança desenvolve habilidades complexas essenciais para o seu desenvolvimento biopsicossocial e para a aprendizagem. As brincadeiras são essenciais, inclusive, para a fase de alfabetização.

“Precisamos estimular a criatividade e a autenticidade da criança. Os jogos lúdicos são mini ensaios da vida e são neles que a criança aprende a solucionar problemas”, ressalta a assessora. Incrível, não acha?

A criança tem voz
A vivência e as experiências ganham mais valor no processo ensino-aprendizagem e quem ganha com isso são as crianças. Os pais também, ao participar dessa construção de cultura da infância, perceberão todos os seus benefícios.

A criança tem voz e desenvolve a inteligência, cultura e criatividade utilizando o que aprendeu para o seu bem e para o bem comum. Certamente, você deseja tudo isso para o seu filho.

Acredite na cultura da infância!

Fonte: Informanglo

Postado em 31/01/2017