Dicas poderosas de gerenciamento do tempo para estudantes
Siga estas dicas fáceis para saber mais em menos tempo

Todo aluno passa muito tempo estudando e a maioria gostaria que seus estudos fossem mais eficientes. Aqui estão algumas super dicas para gerenciar melhor seu tempo para os estudos:

Use uma agenda
Se você é daqueles que está sempre iniciando o seu trabalho quando você deveria estar indo para a cama, a raiz deste problema pode ser falta de gestão do seu tempo. Para melhorar isso o uso da agenda pode ser uma boa solução. Este exercício fácil o ajudará a identificar as tarefas diárias que devem ser realizadas, dessa forma você terá a oportunidade de se programar para o próximo dia.

Crie um calendário do dia
Para passar longe dos atrasos e da falta de organização, uma boa dica é criar todo dia de manhã um calendário com as principais atividades e seus respectivos horários. Assim você estará ciente de todas as coisas que deve fazer, sem se perder pelo caminho.

Envie-se lembretes
Você pode usar o recurso de calendário de e-mail ou o alarme do celular para organizar a sua vida. No e-mail, você será capaz de entrar em cada tarefa programada e fazer anotações, adicionar informações e receber lembretes quando cada data de vencimento se aproxima.

Faça listas
Outro sistema muito antigo e super prático é o sistema de listas. Você deverá listar todas as atividades do dia para que você não perca tempo em coisas desnecessárias, dessa forma a o seu tempo será gerenciado da melhor forma possível.

Minimize distrações
Elimine tudo o que possa distraí-lo na área que você está estudando. Verifique se não há nada em sua volta que pode ser tentador a ponto de tirar sua atenção. Se você gosta de navegar na net, desligue o computador enquanto estuda. Se você adora video game, tenha a disciplina de jogar só depois de concluir seu estudo como uma recompensa. Não coloque o video game perto de sua área de estudo.

Assistir TV enquanto estuda é uma má idéia e faz seu estudo realmente ineficaz. Você precisa cancelar todas as distrações e TV é uma grande distração, mesmo que esteja apenas no fundo.

Acabe com as interrupções
Um estudo sobre a eficácia humana descobriu que qualquer interrupção irá quebrar sua concentração, reduzindo sua produtividade de 5 a 15 minutos. (A vaidade dos estudantes mais jovens em achar que eles são bons em “multitarefas” é comprovadamente falsa — eles não são melhores em resistir os efeitos de destruição da produtividade das interrupções do que seus pais ou avós.)

Desligue a internet do celular para não receber notificações de e-mail e atualizações de redes sociais — essa dica sozinha pode salvar uma hora do seu dia.

Identifique com o registro de tempo as interrupções — e os interruptores, as pessoas que estão freqüentemente invadindo sua concentração.

Algumas pessoas têm notificações de email, chamadas telefônicas, uma janela de bate-papo aberta e pessoas chegando em casa. Esta combinação de interrupções vai cortar sua atenção e impedi-lo de ficar focado e eficaz.

Seu ambiente de estudo
  • Certifique-se de que as pessoas sabem que não devem interrompê-lo enquanto você estiver estudando. Coloque um sinal de “Não perturbe” na porta se precisar.
  • Desligue o telefone e a internet enquanto você está estudando.
  • Definitivamente, desligue a TV!
  • Certifique-se de que qualquer música que você está ouvindo está realmente ajudando você estudar e não está atrapalhando. Música é bom, mas se ela ajuda ou atrapalha é uma coisa pessoal. Você é o único que pode saber. Músicas clássicas geralmente ajudam, rock pesado geralmente atrapalha.
  • Uma cadeira reta que não é muito relaxante é muito mais eficaz. Não use uma cadeira que é muito confortável ou uma onde você tende a deitar.
  • Temperatura e boa iluminação são essenciais. Se estiver muito quente será mais difícil concentrar-se, portanto, é melhor se a temperatura agradável.

Separe a mesma hora do dia para estudar
Estudar ao mesmo tempo todos os dias ajuda. A maioria das pessoas achama mais produtivo estudar durante o dia em vez de à noite, porque eles podem concentrar-se melhor. Mas se você é uma verdadeira coruja, você pode achar que sua capacidade de concentração durante a noite é melhor.

Foco total de 100% por pelo menos 40 minutos por vez
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para estudar efetivamente é concentrar-se totalmente no estudo por no mínimo 40 minutos a uma hora. Estudar 10 minutos aqui e 10 minutos ali não é eficiente. Em vez de ler trechos rápidos, certifique-se de que consegue ter pelo menos 40 ou 50 minutos de foco total. Enquanto você estiver fazendo isso, não se deixe ficar distraído com qualquer outra coisa! Concentre-se intensamente durante todo o tempo. Quando terminar, aí pode relaxar e jogar um videogame ou assistir TV para se auto compensar pelo esforço.

Você também não vai querer estudar por muito tempo de uma vez só, porque seu cérebro fica cansado e depois de um tempo ele precisa de um descanso. 90 minutos é provavelmente o máximo que você deve ir antes de tomar uma pausa de 10 minutos, e geralmente 60 minutos é suficiente.

Algumas outras dicas
  • Tempo no transporte – faça bom uso de seu tempo gasto para ir e voltar a escola todos os dias. A melhor maneira de fazer isso é “scanear” o material a ser estudado, um lida rápida para preparar sua mente, já que não terá muito tempo e concentração para absorver todas as informações.
  • O que você faz com o seu tempo entre uma aula e outra? Você usa este tempo produtivamente ou você desperdiça-o?
  • Sentar perto da frente da sala tende a tornar mais fácil a concentração.

Fontes: Jornal do Empreendedor e Universia

Postado em 09/02/2017