Dez dicas para ajudar adolescentes a se concentrarem nos estudos
Adriana Fóz diz o que atrapalha a concentração, explica como estabelecer limites e qual a melhor forma de ensinar
 
1- Escolher um lugar para o estudo: quarto, escritório, sala… Deve ser um lugar com boa iluminação, menos barulho possível e onde tenham os objetos necessários para estudar. Uma música apenas para acompanhar o estudo, pode ser uma estratégia também. Desde que você seja verdadeiro em perceber que ela ajuda no seu foco e não o contrário.
 
2- Hora do estudo: escolher no mínimo 1 hora por dia para estudar, pois além do hábito minimizar o esforço, quando estudamos um pouco todo dia e estudamos a matéria dada pela escola no mesmo dia, otimiza nosso aprendizado. Logo fica mais fácil aprender.
 
3- Toda manhã imagine seu dia. Pense nas atividades que terá, na ordem destas atividades e também coloque seus pensamentos positivos e imagine você realizando as tarefas. Esta atitude facilita e otimiza suas tarefas.
 
4-Tome café da manhã. Pode ser uma fruta com cereais ou um café da manhã mais encorpado. Somo como um carro, se não tem gasolina, não funciona direito.
 
5- Domingo é dia de descanso. Mas não se esqueça que no domingo preparamos nosso cérebro para o próximo dia. Logo, devemos dormir mais cedo, mas sem deixar de fazer atividades relaxantes e prazerosas. 
 
6- Fazer esportes, por incrível que pareça, é turbinar o cérebro para a aprendizagem. Escolha um esporte do seu agrado e estabeleça sua rotina para a realização de uma atividade física. Pode ser boxe, futebol, pilates, balé… o importante é se exercitar, treinar esforço e se sentir satisfeito. 
 
7- Não somos bons em tudo, por isso aprender nossas facilidades e nossas dificuldades ajuda muito a se organizar e criar estratégias de superação.
 
8- Se “a coisa pegar” ou seja, se ficar difícil o aprendizado de uma matéria, procure tirar dúvidas com quem entenda. Pode ser o professor ou um colega bom aluno, ou até mesmo um professor particular para tirar dúvidas pontuais. Lembre-se, não procure muleta, mas eficiência no seu processo de aprendizado.
 
9- Cuide de sua principal máquina de aprendizado e de prazer: seu cérebro! Respeite suas necessidades, cuide do que vai ingerir e dos relacionamentos que cultiva!
 
10- Não procure facilitar seu estudo, pegando resumos prontos, colando… pois você só vai adiar sua responsabilidade e aí sim, torná-la um problema. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, mesmo que você sinta e ache que isto facilita no momento. O adolescente é mais imediatista por natureza e aquele que "vai se dar bem” é o que consegue controlar seus impulsos e adiar recompensas.
 
*Dicas da educadora e neuropsicóloga Adriana Fóz.
 


Postado em 31/03/2017


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé