Óculos para crianças: 8 sinais de que seu filho pode estar precisando de óculos
Será que todos os pais sabem da importância de avaliar se a criança precisa ou não usar óculos? Será que sabem o que precisam fazer para descobrir e por que é tão importante fazer uma avaliação o quanto antes?

O que sabemos é que todo recém-nascido, ainda na maternidade, passa pelo teste do olhinho. O teste é feito nas primeiras 12 horas de vida e pode identificar doenças como catarata e glaucoma congênitos, tumores, inflamações e hemorragias intraoculares.

Depois, o recomendado é que a criança seja levada ao oftalmologista com até um ano. Nessa consulta, o médico observa se ela segue luz e objetos, se tem estrabismo ou miopia e também consegue identificar se há grau de óculos ou alterações na retina. Essa visita ao oftalmologista é como que uma prevenção, porém, nada impede que alterações na visão aconteçam mais tarde.

Normalmente, os pais desconfiam de que há algo de errado quando o filho começa a frequentar a escola, isso porque eles tendem a apresentar problemas de aprendizado que não tem relação nenhuma com falta de atenção ou dedicação. Até mesmo os professores podem nos alertar sobre isso e, muitas vezes, o fazem.

Mas ainda em casa a criança já demonstra sinais de dificuldade em enxergar, por isso, hoje, separei alguns detalhes aos quais devemos ficar atentas:

Dor de cabeça: um dos sinais de que seu filho pode estar com problemas de visão é a queixa de dor de cabeça, localizada na testa. Esse desconforto aparece quando a criança precisa focar a visão em algo, seja para brincar, ver um livrinho ou assistir TV.
Sentar-se próximo à TV ou aproximar muito o rosto de tablets e smartphones: por falar em televisão, desconfie caso o seu filho se sente muito próximo ao aparelho ou faça o mesmo ao brincar com tablet ou celular. Apesar de muitas vezes ser apenas uma mania, aproximar os objetos tende a ser um sinal de miopia, que é a dificuldade de enxergar de longe.
“Apertar” os olhos: observe também se a criança aperta os olhos para ver, como se estivesse melhorando o foco. Em certas situações, além de apertar o olho ela pode até, espontaneamente, tapar um olho com a mão, para usar apenas o “olho bom”. Isso pode acontecer durante uma brincadeira simples e o ideal é não repreender perguntando o porquê ela está fazendo isso, mas sim procurar por um oftalmologista e relatar o fato.
Olhos lacrimejando: uma consulta também deve ser marcada se o olho da criança lacrimejar muito. Uma explicação é que, à noite, ela não fecha os olhos totalmente levando a um ressecamento deles. Só que durante o dia o olho acaba por produz muita lágrima, o que atrapalha a visão.
Coçar os olhos: coçar o olho também é outro sinal. Neste caso, além da consulta, converse com o seu filho e explique que ele não deve fazer isso, o hábito lesiona as pálpebras.
Incômodo com a luminosidade: e você já ouviu falar do estrabismo? Ele acontece quando um dos olhos é desviado da direção correta. Infelizmente, essa condição nem sempre é visível (como erroneamente a gente pode pensar), porém, um alerta para o problema é o incômodo exagerado com lugares iluminados ou com a luz do sol.
Andar de cabeça baixa: ainda sobre o estrabismo ou mesmo desequilíbrios no músculo ocular, eles causam dupla visão das coisas, então a criança pode andar de cabeça baixa para se sentir mais segura e evitar a queda.
Dificuldades na alfabetização: mesmo não havendo nenhum desses sinais, caso o seu filho esteja em idade escolar e comece a apresentar dificuldades na alfabetização, fique alerta.Crianças com problemas oculares não conseguem ler palavras ou frases ou adotam como costume seguir a leitura com o dedo, como se estivesse criando um espaço entre as letras. Então, não demore em procurar uma avaliação médica.

Enfim, para terminar, quero deixar um conselho pessoal: não espere o primeiro sinal de alerta aparecer para levar o seu filho para uma consulta com um oftalmologista. A partir de 6 meses você já pode levá-lo para uma avaliação. E quando ele começar na fase da alfabetização isso é extremamente indicado.

Blog Macetes de Mãe

Postado em 17/04/2017