Carreira: O que destacar em um currículo para torná-lo efetivo
Recrutadores convidados pela Universia Brasil falam sobre como conseguir um emprego,
mercado de trabalho e desenvolvimento profissional. Acompanhe a série
 
Um processo de seleção começa assim que o recrutador recebe o currículo de um candidato. Ou seja, já é uma etapa eliminatória: a forma como o documento é construído pode definir se uma pessoa continua concorrendo ou não para uma vaga.
 
Um bom currículo é aquele que consegue apresentar, de forma compreensível, ao recrutador e ao gestor responsável pela oportunidade um resumo sobre a vida pessoal, acadêmica e profissional do candidato – sem que sobre espaço para dúvidas ou má interpretação dos dados.
 
Está em dúvida se seu currículo está bom ou não? Vou ensinar como construir o CV ideal a partir do que as equipes de recrutamento e seleção avaliam:
 
DADOS PESSOAIS
A parte inicial do currículo é utilizada para apresentar o profissional. Deve conter:
1. Nome completo
2. Idade
3. Estado civil
4. Endereço completo
5. Dois telefones (residencial e celular) 
6. E-mail para contato
 
Por incrível que pareça, já recebemos na Universia Brasil currículos de candidatos que esqueceram de colocar o próprio nome. Não colocar o e-mail é ainda mais comum. As pessoas têm que ficar atentas, pois, para entrarmos em contato, os dados devem estar completos e atualizados – caso contrário, pode perder a chance de conseguir a vaga.
 
OBJETIVO PROFISSIONAL
Este tópico serve para que os profissionais escrevam, de forma sucinta, clara e direta, seus objetivos de carreira e na empresa para a qual estão se candidatando. Três linhas, no máximo, são suficientes para esclarecer as metas profissionais daquele momento.
 
FORMAÇÃO ACADÊMICA
O profissional deve colocar a última formação que possui no currículo. Quem não tem nível superior, deve citar o nível médio. Entretanto, quem já está cursando a faculdade, não precisa declarar as escolas em que estudou e se formou. A descrição dos tópicos deve conter o nome da instituição, curso, ano em que começou e previsão de término. MBA, Pós-Graduação, Cursos Livres e Workshops devem ser citados, também colocando o nome da instituição e data de início e término – em cursos de curta duração, citar a carga horária.
 
Os cursos devem ser elencados por ordem de conclusão – sendo o que está sendo cursado o primeiro da lista. Candidatos não podem esquecer de pôr a data de conclusão de curso, é importante para os recrutadores verem quanto tempo ele poderá exercer a função da vaga em questão. Nos processos conduzidos pela Universia Brasil sempre abordamos assuntos importantes sobre currículos. Nos preocupamos em não fazer com que a empresa e nem o candidato percam tempo durante o processo.
 
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Elencar as experiências profissionais de acordo com sua realização. Colocar o nome, período de trabalho e descrever, de forma sucinta, as atividades e responsabilidades da colocação.
Mas o que colocar quando o candidato não possui experiência?
Candidatos que não possuem experiências profissionais podem citar trabalhos realizados na faculdade, emprego em empresa júnior ou atlética, desenvolvimento de projeto acadêmico, auxilio em empresa familiar, intercâmbio, trabalho voluntário etc. Em caso de vagas de estágio, tudo é considerado experiência. É importante o candidato colocar, pois, mesmo não sendo experiências em empresas, conseguimos avaliar seu perfil profissional por meio das iniciativas.
 
QUALIFICAÇÕES E HABILIDADES
Este campo deve ser utilizado pelo candidato para divulgar informações positivas relacionadas ao seu desenvolvimento profissional. Características, principais competências, cursos de idiomas, expertise em processos e programas devem ser elencados em tópicos. O profissional precisa citar todas as habilidades e conhecimentos que sejam relevantes para a posição para a qual está se candidatando. Além disso, é necessário citar o nível de conhecimento em alguns itens: básico, intermediário ou avançado – e ser sincero, pois o recrutador irá testá-lo em algum momento do processo.
 
OUTRAS INFORMAÇÕES
Caso o candidato ainda queira adicionar alguma informação, como experiências internacionais, publicações ou atividades extracurriculares, deve utilizar o campo de outras informações – é importante citar apenas se estejam relacionadas às competências como profissional.
Agora, respondemos as principais dúvidas que recebemos dos candidatos:
 
Posso colocar uma foto minha no meu currículo?
Colocar foto fica a critério do candidato, desde que esteja adequada e seja profissional. Já recebemos fotos de noivas, de pessoas na balada com bebidas alcóolicas e até imagens com duas pessoas. É importante ter bom senso nesse momento.
 
Qual o tamanho ideal de um currículo?
Um currículo não pode ser longo, e sim facilitar a leitura dos contratantes. Por isso, é indicado que tenha de uma a duas páginas. Caso fique longo demais, descreva por completo apenas as principais informações. As demais, podem ser apenas citadas.
 
Qual o formato meu currículo deve seguir?
É importante que o currículo siga uma estrutura de tópicos e em nenhuma hipótese siga o formato de texto corrido.
 
O que eu não posso colocar no currículo de jeito nenhum?
Informações profissionais negativas, contatos de pessoas dentro da empresa para a qual está se candidatando, motivo de saída de empregos anteriores e e-mails com nomes inadequados.
 
Posso inserir minhas redes sociais no currículo?
Sim. LinkedIn é mais indicado.
 
Que erro não posso cometer de jeito nenhum em um currículo?
Mentir sobre habilidades e competências. Eventualmente, o recrutador e o gestor aplicarão testes ou farão entrevistas acerca do que foi citado. E, caso o candidato tenha mentido, ficará perceptível no mesmo momento. A base de um currículo deve ser a transparência.
 
Fonte: Artigo escrito pela jornalista Giulianna Gaspareto com contribuição de Pamela Eduarda, Analista de Recrutamento e Seleção da Universia Brasil. Pamela é formada em Gestão de Recursos Humanos e é especialista em Coaching de Carreira. Atua há cinco anos na área – quatro deles na Universia. 
 
Fonte: Universia Brasil -  05 de Julho de 2017. 


Postado em 17/07/2017


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé