18 dicas para criar seus filhos de forma sustentável
Seja exemplo e ensine às crianças a cuidarem do meio ambiente no dia a dia!

Aquecimento global, poluição, falta de recursos naturais... Não é isso que você quer para o mundo em que seus filhos – e seus netos – vão viver, não é? Por isso, é essencial não apenas ter atitudes que ajudem a cuidar do planeta, como criar consciência nos pequenos para que eles cresçam também preservando o meio ambiente.

“E não precisa fazer grandes projetos, basta mudar e criar alguns hábitos. São coisas pequenas que, quando multiplicadas por milhões de pessoas, fazem toda a diferença”, observa Kelly de Marches, educadora ambiental da ONG SOS Mata Atlântica.

Fizemos uma lista de atitudes que você pode tomar que vão fazer sua família ser um exemplo de sustentabilidade! Confira as dicas:

1. Seja exemplo
As crianças aprendem imitando os pais. Não adianta falar o que é certo para eles, se você não fizer! Primeiro dê o exemplo, depois explique as escolhas.

2. Leve seu filho ao mercado
Quando for fazer compras, leve as crianças junto e mostre a importância de usar sacolas duráveis, ler as embalagens e escolher alimentos saudáveis.

3. Consumo consciente
“Ensine seu filho a sempre se fazer algumas perguntas antes de comprar: “Por que comprar, eu preciso disso?” “O que comprar?” “É durável, de qualidade, gera resíduo?” “De quem comprar?” “A origem do produto é responsável?” “Assim vocês pensam todo o ciclo que está envolvido no consumo”, diz a gerente de educação da ONG Akatu, Silvia Freia de Sá.

4. Troque roupas
Crianças crescem muito rápido e perdem roupas muito fácil. Ao invés de comprar novas, troque com outras mães e doe o que seu filho perdeu.

5. Segunda-mão
Não vale só para as roupas: móveis, brinquedos, carrinho de bebê, tudo pode e deve ser passado adiante.

6. Amamente
O leite materno é o melhor alimento para o seu filho e sua origem é 100% sustentável. Quanto mais tempo seu filho mamar no peito, melhor!

7. Aproveite integralmente os alimentos
Talos, folhas e cascas de frutas e legumes podem ser muito nutritivos e render receitas deliciosas. Leve seu filho para a cozinha com você e deixe que ajude no preparo.

8. Opte pelos orgânicos
Escolha alimentos orgânicos, que são livres de agrotóxicos e muito mais saudáveis!

9. Berço certificado
Na hora de escolher os móveis do seu filho, confira se eles têm selo de uso de madeira certificada! Isso quer dizer que a fabricante cumpre padrões de reflorestamento, entre outras atitudes sustentáveis.

10. Plante uma horta
Você não vai apenas economizar e garantir alimentos saudáveis. Seu filho vai se divertir com o cultivo e ainda vai entender o quanto demora para crescer um alimento e valorizará mais o que come.

11. Ande a pé
Sempre que possível, leve seu filho à escola ou para passear a pé. Assim ele cria o hábito de evitar o uso do carro – que gera trânsito e poluição. Sem contar que andar faz bem para a saúde!

12. Use transporte coletivo
Ensine às crianças a pegarem ônibus, metrô e trem desde pequenas. E faça isso explicando que esses transportes poluem menos e contribuem para a cidade ter menos trânsito.

13. Banhos rápidos
Incentive os pequenos a tomarem banhos breves, sempre explicando que é importante economizar água. Vale a dica também para lavar a louça e escovar os dentes com a torneira fechada.

14. Troque presentes por passeios e experiências
Ao invés de comprar mais um brinquedo para seu filho em uma data comemorativa, opte por celebrar em família, indo a um parque ou a outro lugar em contato com a natureza.

15. Brinquedos escolhidos a dedo
Opte por dar brinquedos lúdicos, de material reciclado ou reaproveitado para seu filho, desde pequeno.

16. Lixo consciente
Ensine seus filhos a darem o destino certo para cada tipo de lixo, seja reciclando ou doando para lugares que possam reaproveitar.

17. Economia local
Na hora de comprar, escolha fazer compras de produtores locais, incentivando o desenvolvimento da economia de onde vive e passe esse hábito para seu filho.

18. Fraldas sustentáveis
Sabia que fraldas descartáveis levam séculos para se decompor? Opte por opções mais conscientes. Se achar a de pano muito trabalhosa, já existem fraldas descartáveis biodegradáveis no mercado!

Postado em 07/08/2017