Como ser autoconfiante e seguro de minhas capacidades?

Autoconfiança é o ato ou sentimento de confiar em si mesmo, a ação de acreditar nas próprias qualidades e capacidade de realizar tarefas. Autoconfiança é o resultado de uma boa autoestima e uma autoimagem positiva. Ela é um sentimento aprendido e desenvolvido ao longo da vida. A autoconfiança é situacional, ou seja, alguém pode ser muito autoconfiante em determinadas ocasiões, mas em outras não. Entretanto a confiança em si mesmo tende a se generalizar para muitas circunstâncias distintas.

1. Esteja preparado
Simples assim: enquanto você não acreditar que é capaz de fazer algo, ficará inibido pelo medo. Por outro lado não basta se convencer de que consegue e falhar na hora H. O coerente é se preparar para o que se pretende fazer aprendendo a teoria e fazendo pequenas tentativas antes de partir para o grande desafio. Autoconfiança sem preparo é burrice.

2. Pratique excelência
Expulse a preguiça da sua vida, tudo o que tiver de fazer faça da melhor maneira possível, se esforce para ser melhor e ir mais longe. Não estou te aconselhando a se tornar competitivo com outras pessoas, a ideia é superar a si mesmo. Realizando um bom trabalho você será reconhecido pelas outras pessoas, conhecerá a sua própria capacidade  e com isso conquista-se a autoconfiança.

3. Aceite as consequências
Toda vez que se tenta fazer alguma coisa nova ou diferente você faz uma aposta: pode-se ter sucesso ou então fracassar; pode cair nas graças das outras pessoas ou se tornar motivo de piada. A questão é que só consegue ter sucesso quem aceita as consequências de falhar.

Não é tão ruim assim! O medo faz a consequência parecer bem pior do que ela realmente é, além disso, você não é feito de vidro é capaz de suportar qualquer coisa que vier. Entenda que é necessário dissolver a sua autoimagem de coitadinho que precisa ser defendido e que não aguenta brigar.

4. Não se deixe levar pelo pessimismo
Pensar que o pior vai acontecer não ajuda em nada e só corrobora para que você tenha mais medo. Quer ter autoconfiança? Então precisa aprender a vencer os pensamentos negativos e se deixar guiar pelo otimismo. Lembre-se que o seu pessimismo pode ser apenas uma forma que você encontrou para não precisar tentar.

5. Esteja perto de pessoas que lhe apoiem
Meus amigos não são bons? Não é exatamente isso, mas a tendência natural buscar estar ao lado de pessoas que se assemelhem a nós, ou seja, seus amigos provavelmente não são exemplos de autoconfiança e ousadia e desejam que você continue sendo iguais a eles. 

 6. Não se incomode com as críticas
Por mais que você se esforce e por melhor que faça, sempre irá escutar críticas, no geral a crítica é apenas a vingança dos que fracassaram ou sequer tentaram fazer algo diferente. Os críticos seguem os que fazem sucesso assim como o trovão vem após o relâmpago, desse modo se não estiver ouvindo críticas é por que você não é lá grande coisa.

7. Aprenda com os erros
Todo mundo erra cedo ou tarde, todos falham uma hora ou outra, isso é algo inevitável. O que não se pode fazer é desistir por causa disso ou se conformar com seus fracassos, é necessário se compreender onde se errou e tentar fazer de um modo diferente na próxima vez, só assim se adquire excelência e se constrói a autoconfiança.

8. Não exija tanto de você
Ser conformista e derrotista não colabora para que você desenvolva sua autoconfiança, por outro lado exigir muito de si mesmo só te faz se sentir incapaz ou insuficiente para alcançar os seus objetivos. Dificilmente algo é realizado perfeitamente e sem falhas, na verdade a única coisa que conta é se deu certo no final.    Todo mundo que realmente bom no que faz começou medíocre e com tempo e esforço se tornou melhor, então não espere ser perfeito, apenas continue se esforçando mais e mais.

9. Valorize seus pontos fortes
Conheça e reconheça as suas qualidades e talentos e não deixe ninguém minimiza-las ou as desmerecer, principalmente você mesmo! É claro que existem pessoas que te superam nas suas qualidades, mas isso não as tornam menos importantes e nem menos interessantes, são as suas qualidades que te ajudaram a chegar em suas metas.

10. Não supervalorize a opinião alheia
As outras pessoas possuem ideias diferentes das suas e podem não gostar daquilo que você gosta ou faz... mas quem disse que a opinião delas é mais importante que a sua? Não seja “Maria vai com as outras” acredite naquilo que os fatos mostram. Não se deixe levar pelo que diz a maioria, entenda que sucesso tem quem aprendeu a quebrar regras e nadar contra a maré.

11. Trabalhe a sua autoestima
Autoestima e autoconfiança estão muito ligadas, pois aquilo que você gosta em si mesmo te traz confiança. Compreendendo isso é possível notar que se não nada em você que lhe agrade é difícil confiar em si mesmo comece a trabalhar a sua autoestima.

Fonte: Psicólogosp.com


Postado em 23/08/2017


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé