10 dicas para estudar História para o vestibular e o Enem
É hora de focar e fazer o estudo render. Saiba por onde começar e qual a melhor maneira de estudar 
 
Por Lisandra Matias
 
1. Faça resumos
Procure elaborar um texto após a leitura de determinado conteúdo. Desta forma, você estará colocando em prática o que estudou, além de já treinar para a resolução de questões dissertativas.
 
2. Comece pelas dissertativas
Quando for estudar por meio de exercícios, comece pelas questões abertas (dissertativas). Testes tendem a induzir ao erro, caso não tenha ainda dominado o conteúdo.
 
3. Confira as respostas
Confira suas respostas com a teoria do livro ou apostila e com suas anotações de aula. Complete as respostas dissertativas, se for o caso.
 
4. Elimine alternativas
Se estiver estudando com testes, elimine tudo o que é impossível e trabalhe com o que restar. Se ficar entre duas alternativas, anote a dúvida e consulte, novamente, a teoria. Identificadas as dúvidas mais recorrentes, leia de novo a teoria referente ao conteúdo.
 
5. Relacione eventos da mesma época
Tente identificar a relação entre os episódios ocorridos no Brasil e na Europa em um determinado período. Os vestibulares tendem a relacionar episódios ocorridos em lugares diferentes em uma mesma época.
 
6. Faça uma linha do tempo
Faça uma linha do tempo e coloque os principais fatos da História mundial e do Brasil nela. É importante você saber se localizar no tempo e ter a noção dos eventos que influenciaram ou foram consequência de outros.
 
7. Conecte o passado com o período atual
Saiba relacionar episódios históricos com acontecimentos da atualidade. Por exemplo, o conceito de democracia grega em comparação aos regimes democráticos atuais. Para a resolução deste tipo de desafio, a leitura de jornais e revistas é fundamental.
 
8. Procure outras fontes
Busque várias fontes de informação, que defendam posições diferentes e conflituosas. É importante você estar preparado para resolver questões com qualquer tipo de argumentação.
 
9. Foco nos assuntos clássicos do mundo...
Temas clássicos não podem ser desprezados. Assuntos como revoluções inglesas do século XVII (Puritana e Gloriosa), Revolução Francesa, Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa, Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria devem fazer parte do seu repertório.
 
10. ... e do Brasil
Em relação a Brasil, economia e sociedade coloniais, escravidão, governo Vargas, Nova República e Ditadura Militar são temas obrigatórios.
 


Postado em 05/10/2017


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé