Na era da informação, papel do professor é mais importante do que nunca
Com as novas tecnologias, processo de aprendizagem se altera,
mas é somente através do professor que a educação ganhará novas abordagens
 
Em meio a tantas informações e distrações na sala de aula, é papel do educador não apenas ensinar, mas também guiar os alunos diante dos novos desafios criados pelo avanço das tecnologias. No dia 15 de outubro, em que é celebrado o Dia do Professor, é importante ressaltar que o papel do profissional da educação não diminuiu. Muito pelo contrário, é mais importante do que nunca.
 
“O professor é um compositor e suas aulas são suas obras. Ao criá-las e aplicá-las, o profissional está exercendo um trabalho de artista. E para um bom professor, o desafio é sempre bem-vindo. A cada geração, novos jeitos de dar aula são incorporados para assim atender as expectativas dos alunos”, diz Renan Miranda, diretor de conteúdo e aprendizagem do Anglo Vestibulares e professor de história.
 
Nesse sentido, assim como a música e a arte, o método de lecionar sofreu transformações diante dos novos tempos. A essência, no entanto, continua a mesma: transmitir conhecimento e desenvolver a capacidade de entendimento de mundo do aluno. Na era da pós-verdade e das Fake News, a habilidade de analisar a credibilidade das fontes se torna uma das capacidades mais importantes no ambiente virtual. E, segundo Renan, “a capacidade crítica é melhor se você teve bons professores”.
 
“Conforme o nível da capacidade crítica dos alunos aumenta, cresce o repertório e eles conseguem, além de escrever melhores textos, conversar sobre assuntos com mais profundidade. A partir disso, conseguem analisar e contextualizar os fatos levando em consideração a complexidade do mundo”, diz Renan.
 
Como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento do aluno, o professor tem hoje inúmeras tecnologias tais como aplicativos online, como o Plurall, vídeos e até mesmo os memes. Para Renan, a tecnologia é sempre bem-vinda, mas apenas quando se consegue utilizá-la no processo de aprendizagem.
 
“Quando a tecnologia aparece, ela deslumbra, muitas vezes parece algo novo que vai revolucionar a educação. Depois, quando passa o brilho da novidade, ela se torna mais um item, que na mão de um bom professor vai ser mais uma ferramenta de trabalho. Porém, tem de perceber se a tecnologia realmente agrega algo. O professor, curioso com aquilo que pode impactar os alunos,  busca usar os novos aparatos, mas é preciso cuidado com esses efeitos especiais, para não transformar suas aulas em um mero espetáculo pirotécnico”, comenta Renan.
 
O fato é que a humanidade está passando por uma transformação ainda imensurável e, diante dessa realidade, o processo de aprendizagem também se altera. E é através do professor que a educação ganhará novas abordagens. Sem eles, torna-se impossível adquirir o equilíbrio necessário para fazer do mundo um lugar consciente e sólido para sustentar os sonhos das próximas gerações.
 


Postado em 16/10/2017


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé