3 perguntas essenciais para todo estudante do ensino médio
Veja o passo a passo para escolher o que cursar na faculdade e como conquistar os seus objetivos

A maioria dos alunos que estão no ensino médio enfrentam a pressão dos vestibulares e do ingresso em uma universidade. No entanto, como a escolha deve ser feita por pessoas muito jovens, a maior parte deles não sabe qual carreira seguir, nem em quais instituições de ensino realizar a inscrição para as provas seletivas.

Por isso, é essencial que nessa fase da vida os estudantes realizem muitas pesquisas sobre carreiras e, a partir de então, selecionem qual delas acreditam que será a melhor escolha profissional. A seguir, confira quais as três perguntas básicas para realizar a si mesmo no momento de escolher qual profissão seguir:

1- "O que eu quero fazer depois da faculdade?"
O aluno precisa entender que aquilo que aprenderá na teoria na universidade será muito diferente das funções que exercerá na prática. Por isso, não vale a pena escolher um curso baseando-se apenas nas aulas, já que essa será apenas uma fase. Escolha uma profissão que você acredite que possa te manter motivado por muito tempo e, além disso, seja uma fonte de renda.

2- “Qual a melhor instituição de ensino para o meu perfil?”
Após ter escolhido o curso que pretende realizar, é o momento de selecionar quais universidades você quer prestar o vestibular. É ideal que você pesquise rankings sobre o curso, investigue quais oferecem melhores posições no mercado de trabalho e, se for uma instituição particular, qual o valor da mensalidade, por exemplo.

No entanto, se você não conseguir entrar na sua primeira opção, não fique desesperado! Mesmo que a faculdade abra portas, o aluno é quem determina o próprio futuro e traça a carreira profissional, sendo que a experiência profissional torna-se muito mais influente.

3- “Como me preparar para o vestibular da universidade que quero ingressar?”
A parte final do processo envolve sua preparação para a prova seletiva da instituição da qual você quer fazer parte. Uma boa ideia é que você estude muito, pesquise quais os assuntos são abordados na prova, quais as obras de leitura obrigatórias, se houver, além de ler o edital da avaliação.
Por fim, estudar bastante e corra atrás dos seus sonhos é fundamental para conseguir ter uma carreira profissional de sucesso.

Fonte: Guia do Estudante - Divulgado em 12 de Junho de 2015

Postado em 07/11/2017