10 habilidades tecnológicas que todo estudante deve ter

Com o uso cada vez maior da internet na educação é preciso que os estudantes desenvolvam certas habilidades na hora de estudar online.

Atualmente a internet é, basicamente, a matéria-prima para todo e qualquer trabalho de pesquisa. Entrar em uma biblioteca para realizar um trabalho é um ato bastante incomum. No entanto, os estudantes precisam possuir algumas habilidades tecnológicas para realizar suas pesquisas com o mínimo de critério.

Listamos o que todo estudante precisa saber:

1. Busca online
Você precisa saber como fazer uma pesquisa apropriada na internet, encontrando fontes com informações relevantes e confiáveis. Para isso é necessário saber combinar palavras e encontrar os termos mais fortes relacionados ao conteúdo que você busca.

2. Office
É fundamental que ter conhecimento razoável sobre os programas, para criar boas apresentações e documentos. Você precisa ser capaz de criar uma boa apresentação no Power Point, assim como tabelas e planilhas no Word e no Excel.

3. Onde conseguir ajuda
Por mais que você seja um profundo conhecedor da tecnologia, poderá deixar escapar um ou outro detalhe. Por isso é fundamental que você saiba onde encontrar ajuda, seja online ou no próprio computador. Procure por sites que forneçam manuais dos programas que você mais utiliza.

4. Digitação
Sim, é importante saber digitar. Isso não significa usar os dedos corretos nas letras determinadas, mas encontrar um método eficiente para você que permita a sua agilidade sem comprometer a correção do seu texto. E isso é necessário para qualquer tipo de escrita.

5. Mídias Sociais
Saber como aproveitar as mídias sociais para o seu estudo e realização dos seus trabalhos é muito importante. Outro ponto essencial é saber até onde vai a sua liberdade nesses meios de comunicação, ou seja, utilizar as redes sociais sem invadir o espaço dos seus colegas – especialmente praticando o cyberbullying.

6. Etiqueta online
Saiba como se portar ao enviar e-mails ou mesmo nos seus perfis em redes sociais. Lembre-se de que esses meios de comunicação são abertos – mesmo o e-mail, caso você o envie para mais de uma pessoa – e falam muito sobre o seu comportamento. Fique atento aos assuntos e ao vocabulário escolhido, especialmente se você tiver professores na sua lista de amigos.

7. Segurança
Fique atento aos assuntos que você compartilha online. É preciso saber quem você pretende atingir e de que maneira você irá fazer isso sem expor seus colegas, familiares e conhecidos. Saiba como proteger as suas senhas e arquivos e, muito importante, conheça de fato as pessoas com quem você tem contato online.

8. Backup de dados
Com tanto conteúdo produzido, o armazenamento se torna uma das principais habilidades necessárias. Embora você deixe tudo salvo no seu computador pessoal, deve transferir um ou outro arquivo para um pen-drive quando precisa apresentar um projeto. Isso no entanto não é muito seguro. Procure um site que te permita armazenar os seus arquivos, uma espécie de pen-drive online, e você poderá acessá-los de qualquer lugar que estiver.

9. Encontrar programas e aplicativos
Cada trabalho exige do estudante uma série de fatores diferentes, muitos deles criados por meio de programas e aplicativos. É fundamental que os alunos sejam capazes de encontrar esses recursos online sem colocar em risco o seu computador e os seus dados. Procure por sites confiáveis, que ofereçam programas que funcionem bem.

10. Copyright e Citações
Quando fizer um trabalho, certifique-se de que você está dando os devido créditos às fontes de onde retirou as informações utilizadas. É extremamente importante que você conheça as normas de Copyright e saiba como citar um site, estudo ou qualquer fonte de pesquisa no seu trabalho. Lembre-se de que usar informações sem dar os devidos créditos é considerado plágio. E pode zerar seu trabalho. :-(

Postado em 21/06/2012