Resumo das atividades do programa O Líder em Mim na nossa escola em 2017

O Líder em Mim promove a estruturação do currículo socioemocional nas escolas, trabalhando competências socioemocionais necessárias aos desafios deste século e que impactam positivamente no comportamento e nas atitudes. O Líder em Mim é baseado na obra “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen Covey, e adaptado para a realidade brasileira. Trabalha com a vivencia dos 7 hábitos e a quebra de paradigmas.

Este ano, trabalhamos vários projetos e atividades tendo o suporte do Líder em Mim, como por exemplo a atividade de Páscoa, em que alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, que utilizam a mesma sala de aula, puderam trocar mensagens entre si.

O mês de abril ficou marcado pela conscientização e alerta para os tímidos estoques de sangue nos hospitais. Mobilizados pela Equipe Farol, grupo voluntário formado por funcionários e professores que organiza os eventos e atividades do Líder em Mim dentro da escola, os alunos foram estimulados a chamar seus pais e familiares para uma manhã diferente na Santa Casa de Santos. Tivemos uma boa adesão e conseguimos, através de um gesto solidário de empatia e entrega, uma melhora no estoque de sangue do hospital, ato que pode ajudar a salvar muitas vidas.

Sendo maio o mês das mães, reservamos este mês para falar sobre o mais nobre dos sentimentos: o amor. Fizemos um mural de fotos que traduzem este sentimento e expusemos em todas as salas. Ficou lindo!

O segundo semestre foi intenso nos corredores do nosso colégio. Enquanto os alunos do Fundamental 2 corriam para arrecadar os itens de reciclagem para as aulas de arte dos alunos assistidos pela APAE de São Vicente, as turmas do Ensino Fundamental 1 trabalhavam incansavelmente no embasamento teórico e na produção dos cenários da Feira Multidisciplinar.

Com o tema “Um giro pelo mundo da literatura”, o evento aprimorou o conhecimento das crianças nos grandes clássicos da literatura infantojuvenil, como O Mágico de Oz, O Pequeno Príncipe, João e Maria, Alice no País das Maravilhas, Chapeuzinho Vermelho, João e o Pé de Feijão e Harry Potter. O Brasil foi muito bem representado, com o mundo lúdico das histórias de Mauricio de Souza, o pai da Turma da Monica, e da escritora Ruth Rocha, com a obra A Escolinha do Mar. A Feira trabalhou ativamente os sete hábitos, tendo os alunos como protagonistas do evento. Cada  turma tirou da história trabalhada o ensinamento, ou moral, que poderia ser relacionada aos hábitos. Tendo tantos personagens ilustres como pano de fundo, falar de inteligência emocional ficou muito mais divertido e interessante. Os alunos amaram... e os pais também, por poderem conhecer mais profundamente a essência do Líder em Mim.

Se pudéssemos guardar em uma caixa os melhores momentos do ano vivenciados na escola, o que você colocaria? Qual momento você escolheria para lembrar? Qual foi o dia mais feliz deste ano, dentro do Colégio Notre Dame? Em meados de outubro, essas perguntas foram feitas aos alunos do Ensino Fundamental 1, que escreveram o que mais marcou cada um.

Fizemos um vídeo no final do ano, no momento em que as caixas foram abertas. Foi muito emocionante ouvir os relatos dos alunos. Nesta atividade exercitamos a empatia, o trabalho em equipe, a escuta do outro e a cooperação.

Veja:

Outro momento repleto de emoção foi a visita dos alunos dos 9os anos a APAE, que teve toda a programação das atividades organizada pelos próprios alunos, protagonismo esse estimulado pelo O Líder em Mim e reconhecido como uma das grandes habilidades do profissional do século XXI.

Confira alguns momentos:

O evento que marcou o encerramento do ano foi o Show de Talentos, que chegou a sua 10ª edição com apresentações de canto, dança e esportes. Sobretudo destacou-se a superação, com alunos tímidos revelando-se no palco, os novatos dos 6os anos, alunos que passaram por problemas de saúde, como é o caso da querida Camila Rufino, e muitos outros casos de talentos descobertos e revelados pelos olhos atentos da teacher Juliana Maglowsch, organizadora do evento desde a primeira edição.

Confira uma síntese em fotos:

A todos os professores, que colaboraram efetivamente pelo sucesso do programa, bem como os alunos e suas respectivas famílias, o nosso muito obrigado. O resultado é visível: alunos motivados, seguros e felizes, exercitando o trabalho em equipe, a liderança e a autonomia.

O próximo ano reserva algumas outras surpresas e projetos... aguarde!

Postado em 03/01/2018