O que você precisa saber sobre a Semana de Arte Moderna de 1922
Evento aconteceu na cidade de São Paulo e foi marco na história da Arte no Brasil.
Conheça os principais tópicos

Lembrada em provas e processos seletivos, a Semana de Arte Moderna aconteceu em São Paulo, mais especificamente no Teatro Municipal, entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922.

Dela participaram artistas e intelectuais de campos como artes plásticas, música e literatura. Do movimento, solidificaram a escola modernista de arte e desenvolveram uma identidade brasileira a nossa até então europeia produção artística.

Conheça alguns fatos importantes sobre a Semana de Arte Moderna de 1922.

A Semana que “lançou” o Modernismo

Há registros de manifestações artísticas dessa escola desde os anos 1910, no entanto o movimento do Modernismo passou a ser perpetuado e difundido ao redor do país após a efervescência do evento de 1922.

Os Modernistas vêm aí

Alguns eventos que precederam a Semana de Arte Moderna de 1922 foram fundamentais para sua realização.

Em 1913, o lituano Lasar Segall produz uma exposição extremamente de vanguarda.

Em 1917, Anita Malfatti traz exposição com obras inspiradas no movimento expressionista.

A crítica

Pela novidade do estilo, nomes mais tradicionais das artes brasileiras passaram a criticar a vertente modernista. Monteiro Lobatovai a público por meio de um artigo de jornal e critica a obra de Anita Malfatti.

A manifestação funciona como um estopim para a criação de uma reunião dos artistas em defesa da corrente de criação.

Os organizadores

Nos bastidores da organização do evento no Teatro Municipal de São Paulo (lembre-se que a Capital do Brasil era no Rio de Janeiro) estavam Mário de Oswald de Andrade.

Posteriormente, ao lado de Manuel Bandeira, esses seriam os três principais nomes ligados à expansão da estética modernista pelo Brasil – e internacionalmente.

Exposições

Dentre os nomes ligados que ganharam os holofotes na Semana de Arte Moderna de 1922, estavam as artes plásticas da própria Anita Malfatti, além de Brecheret, Di Cavalcanti, Ferrignac, Antonio Moya, Zina Aita, entre outros.

Leituras

Além das pinturas, no campo das letras estiveram Graça Aranha, Menotti del Picchia, Guilherme de Almeida, Ronald de Carvalho, etc.

Fonte: Universia Brasil - Publicado em 26 de Fevereiro de 2018

Postado em 28/02/2018