A arte precisa estar presente na infância dos nossos filhos
com os diversos tipos de arte e também possam se expressar por meio dela

Arte. Substantivo feminino. Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, arte é a “aptidão inata para aplicar conhecimentos, usando talento ou habilidade, na demonstração de uma ideia, um pensamento”; podendo se manifestar das mais diversas maneiras: pintura, moda, cinema, teatro, escultura, desenhos, escrita. Se olharmos à nossa volta, perceberemos que a arte pode estar presente nos lugares e situações mais rotineiras da nossa vida. Está em nossa música favorita, no filme que assistimos, nas roupas que vestimos, nos livros, nas páginas das revistas… A arte é fundamental para que nos coloquemos no mundo enquanto sujeitos, expressando nossas subjetividades, habilidades e individualidades. Pensando nisso, não nos resta dúvidas quanto a importância da arte na infância. Afinal, é durante os primeiros anos de vida que os pequenos descobrem seu próprio modo de conhecer e ser, além de suas habilidades cognitivas individuais.

A importância da Arte para os pequenos
Quando novinhos, os pequenos manifestam suas vontades e necessidades, principalmente, por meio de gestos e do choro. Conforme vão crescendo, eles aprendem a falar e a se comunicar de maneira mais clara e eficiente. Também passam a se reconhecer como indivíduos com personalidade, visão de mundo e habilidades próprias. A partir deste momento, os pequenos começam a manifestar seus desejos, sentimentos e necessidades de outras maneiras. A expressão artística é uma delas. Por meio dos desenhos, pinturas, dança, música, teatro, os pequenos conseguem se expressar e se colocar no mundo. Além disso, o contato com a arte colabora para o desenvolvimento da sensibilidade e das habilidades cognitivas, além de estimular a criatividade.

Arte em casa e na escola também
Pensando nos benefícios e possibilidades que a arte proporciona para os pequenos, é fundamental que a família e a escola possibilitem momentos em que as crianças tenham contato com os diversos tipos de arte e também possam se expressar por meio dela. Brincar com tinta, mexer com argila, fazer massinha, tocar instrumentos, dançar, ler, escrever e desenhar, são alguns exemplos de atividades que envolvem a expressão artística e que devem fazer parte do dia a dia dos pequenos, em casa e na escola. Estas atividades fazem com que as crianças explorem sua imaginação e colaboram para que se tornem adultos mais criativos e sensíveis!

Postado em 14/03/2018