Projeto Empreendedor de Sucesso é apresentado por alunos do Colégio Notre Dame nesta quarta
Trabalho desenvolvido pela professora de empreendedorismo é baseado
na trajetória profissional
de Lenice Micheletti Gomes, que fundou o colégio há 44 anos

O Notre Dame, um dos colégios mais tradicionais da Baixada Santista, promoveu nesta quarta-feira (25) a ação “Empreendedores de Sucesso”, criada pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental com base na trajetória profissional de Lenice Micheletti Gomes, fundadora da escola. O trabalho foi desenvolvido pela professora Juliana Maglowsch Salgueiro, que é ex-aluna do Notre Dame e hoje leciona inglês e empreendedorismo na instituição.

O objetivo do evento é apresentar para os alunos todos os desafios enfrentados por Micheletti para fundar uma empresa e administrá-la com persistência e inovação há quase 45 anos. No Brasil, em média, pouco mais de 60% dos empreendimentos fecham as portas após cinco anos de vida. De acordo com a última pesquisa “Demografia das Empresas”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 733,6 mil empresas que nasceram em 2010 apenas 277,2 mil (37,8%) continuaram em atividade até 2015.

“O empreendedorismo, apesar do que todos pensam, não é ensinar ou motivar pessoas a abrirem seus negócios, mas sim despertar e incentivar um campo de ideias para que as pessoas se tornem molas propulsoras de suas vidas. Discutir soluções, ler exemplos de vida e histórias que nem sempre são regadas de tanto sucesso, além de aprender que fracassar pode ser somente a marca de um recomeço”, comenta Juliana.

A professora explica ainda que as aulas de empreendedorismo, em teoria, começam entre o 9º ano do ensino fundamental e o 1º do ensino médio, com as apostilas do Sistema Anglo de Ensino - adotado no projeto pedagógico do colégio.  Porém, a abordagem incentivada pelo programa “O Líder Em Mim”, desenvolvido pela Franklin Covey Co, nos Estados Unidos, com base no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, difundida pelo Notre Dame, já fomenta a aplicação desses ensinamentos desde o início do Ensino Fundamental I. O intuito é desenvolver nas crianças as competências socioemocionais necessárias aos desafios deste século, para que elas se tornem protagonistas na sociedade.

Ex-aluna do colégio, Juliana é uma prova de que projetos complementares desenvolvidos dentro do ambiente escolar ficam marcados na memória dos alunos por toda a vida. Hoje, aos 45 anos, ela ainda se lembra das gincanas que ajudou a organizar quando era estudante: “Fazíamos vários eventos fora do colégio, mas o que mais me marcou foram as gincanas nas quermesses realizadas no Clube Tumiarú. Ajudávamos no pré-evento e durante a quermesse. Me lembro dos desafios e da união”.

Além de iniciativas como a ação “Empreendedores de Sucesso”, e uma série de projetos curriculares desenvolvidos ao longo do ano, os mais de 900 estudantes que frequentam as três unidades do Notre Dame, em São Vicente-SP, têm acesso a 15 cursos extracurriculares oferecidos para matriculados e também ao público em geral: crianças, jovens e adultos. Uma ampla e variada infraestrutura, que inclui quadras e piscina coberta e aquecida, possibilita ainda a prática de várias modalidades esportivas, além de cursos de artes como circo, canto e coral.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Colégio Notre Dame
Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada