4 ideias para estimular a criatividade das crianças
Família tem papel central nesse momento e pode contribuir de maneira significativa
 
O início da infância é marcado pelo aprendizado, a todo momento a criança entra em contato com novos estímulos, esses que serão fundamentais para o desenvolvimento da criatividade ao longo de toda a vida. Conforme surgem os primeiros hábitos e preferências, é importante um ambiente onde elas possam tornar-se exploradoras e terem um olhar curioso para o ambiente e pessoas com quem vivem.
 
Vivemos um momento onde percebe-se o excesso de estímulos e informações, por isso é importante uma maior cautela da introdução de algumas tecnologias, e investir em atividades que estimulem a imaginação nessa fase tão importante do desenvolvimento. A família tem um papel central nesse momento e pode contribuir de maneira significativa, promovendo um ambiente onde a criança possa realizar seu potencial criativo. Afinal, as crianças criativas de hoje, podem ser os profissionais inovadores de amanhã.
 
Por isso, listamos aqui 4 dicas que podem fazer a diferença no desenvolvimento da criatividade do seu filho:
 
1. Promova um ambiente estimulante
Uma forma de contribuir para que a criatividade da criança possa borbulhar ideias, é promovendo um ambiente com recursos que estimulem a imaginação e as fantasias próprias da infância, como: brinquedos, brincadeiras, jogos, livros, música, tec. Um ambiente que motive as crianças, por meio do lúdico, possibilitar a fluidez não só do corpo, mas também das ideias.
 
Como destaca a autora de livros infantis Mary Ann Kohl, uma criança que não sabe ler não deixa de aprender com os livros, pois só de ver as figuras ou ouvir a leitura dos pais, ela já é capaz de ampliar o seu imaginário e vocabulário, dois pilares no aprendizado da língua. De quebra, ela ainda enriquece as suas próprias fantasias com os novos conhecimentos.
 
2. Use desafios para estimular a criatividade
Um dos aspectos mais importantes da criatividade é a sua contribuição para a resolução de problemas. Um adulto criativo é alguém que conta com recursos para escapar das adversidades e reinventar o seu entorno, e esse é um hábito que necessita de estimulação desde a infância para que seja adquirido.
 
O desenvolvimento da criatividade precisa contar com uma visão ampla de educação, para além da memorização de ensinamentos e reprodução de conhecimentos.
 
As brincadeiras do dia a dia das crianças são ricas em desafios, por isso é importante permitir que elas possam se esforçar para concluir suas atividades, entendendo que cada uma tem seu tempo e maneira própria de lidar com os desafios, assim dê espaço e mostre que você está junto com ela, não para resolve-lo, mas sim apoiando. A família pode diversificar as atividades, de forma a instigar novas formas de busca, de vasculhar outros mundos.
 
3. Leve seu filho a outros lugares e culturas
Você se lembra de uma viagem ou visita a um lugar na infância que te marcou? É comum que recordações como estas, que saiam da sua rotina, tenham um lugar de destaque em nossa memória, isso por que é possível que ela esteja atrelada a uma forte carga emocional. Esses novos ambientes, pessoas, mundos, são ricos em estímulos que aguçam a curiosidade e imaginação, elementos essenciais para expandir a criatividade.
 
Busque visitar ambientes novos, evidenciando seus diferentes aspectos, levantando perguntas e curiosidade para que vocês juntos possam pensar e conversar sobre suas impressões, contemplando a beleza de conhecer algo novo ou mesmo ter um novo olhar para um ambiente já conhecido.
 
4. Incentive a arte da pergunta
Talvez um empecilho que encontramos atualmente é uma preocupação maior com as respostas do que as perguntas que devem ser feitas para a busca do conhecimento. A capacidade de criativa tem como solo a arte das perguntas. Para isso é fundamental encorajar as crianças a perguntar, isso é, o pensar de maneira independente e flexível, reconhecendo e valorizando suas ideias e expressões criativas, aprontando como caminho para a aprendizagem de coisas novas.
 
Essas são algumas estratégias que podem estimular a criatividade das crianças, mas é importante lembrar que cada um é único e especial, e tem a sua própria maneira de aprender e ser criativo. 
 


Postado em 22/05/2018


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé