Quer se dar bem no Enem 2018? Confira 5 dicas valiosas!
por Assessoria de Imprensa ND

Se você é um dos mais de 6 milhões de estudantes brasileiros inscritos para o exame de 2018, atenção: a hora de começar a organizar os estudos é já! Conciliar Enem e vestibulares é trabalhoso, mas com disciplina e dedicação é possível! O Exame Nacional do Ensino Médio - o Enem - somou mais de 6 milhões de estudantes de todos os cantos do Brasil no processo de inscrição.

As provas só vão acontecer nos dias 4 e 11 de novembro, mas a organização para os estudos deve começar desde já, afinal, todos estão em busca do mesmo objetivo: conquistar uma vaga em instituições federais de ensino superior ou ter acesso a programas do Governo Federal que ajudarão a pagar a mensalidade da universidade particular.

A avaliação assusta? Sim! Também não é para menos, nos últimos anos a prova se tornou a principal porta de entrada para ingressar no Ensino Superior. Mas é preciso lembrar que o teste aborda apenas conteúdos estudados ao longo dos três anos do Ensino Médio. Se o aluno tiver trabalhado bem o conteúdo neste período, terá tudo guardado na memória.

Para se dar bem no Enem, quanto mais cedo o aluno se preparar, melhores são as chances de conseguir uma boa nota. Isso porque a prova exige conhecimentos que dependem de boa interpretação de texto e raciocínio lógico - habilidades adquiridas, indiretamente, durante toda a vida escolar do estudante. Se você quer dicas para ter sucesso na prova, anote aí as dicas da professora do Colégio Notre Dame, Karen Andrade, que também é corretora de redação do Enem. Vamos lá!

1- Defina um “cantinho” de estudos

Alunos ND estudando na biblioteca

Estudar exige concentração. Por isso, é essencial definir um espaço sem intervenções externas para se dedicar aos estudos. Esqueça o celular e a internet e não os consulte se não for extremamente necessário. Evite tudo que possa desviar sua atenção!

2- Esclareça as dúvidas com seus professores
Aproveite para tirar as dúvidas enquanto ainda frequenta a escola. Com certeza seus professores ficarão felizes em ajudar. Além disso, tirar dúvidas sobre a prova em si pode te ajudar a entender aquela matéria em que tem mais de dificuldade. Não perca a chance!

3- Cansou? Mude de disciplina!
Em meio a tanto conteúdo e à ansiedade, o cérebro também precisa descansar. Está exausto de português? Alterne para matemática! Não se cobre mais do que consegue cumprir. Além das horas escolares, mais 4 horas de estudo em casa devem ser suficientes.

4- Faça dos erros escolares uma lição
Imagine as provas escolares como um simulado. Mesmo sendo diferentes, as avaliações orientam como você pode se sair no Exame e como gerencia o seu tempo de resposta às questões. Atente-se às dificuldades e as trabalhe durante os estudos.

5- Pratique a produção de texto!
A redação do Enem é essencial e não tem jeito: texto é prática. O exercício de escrever ajuda a articular melhor as ideias, transmitir bem o seu ponto de vista e convencer o leitor. Além disso, é fundamental estudar atualidades, dominar a língua-portuguesa e trabalhar a capacidade de argumentação. Treine a escrita sempre e leia muito!

A professora de literatura do Ensino Médio, Sueli Azzari Miguel, ressalta ainda a importância da leitura de clássicos. “Diferentemente dos tradicionais vestibulares, o Enem não costuma cobrar clássicos da literatura no exame, mas isso não significa que não seja questionado nada sobre o assunto. Então, não deixe de ter na cabeceira, ao menos, os principais títulos que ajudam a entender sobre o momento político e cultural de cada época, além de formar opinião crítica sobre determinados movimentos culturais”.

Sobre as provas
O Exame será aplicado em dois domingos consecutivos. No dia 4 de novembro, serão aplicadas as 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação, com 5h30 de duração; no dia 11, as 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza, com  5 horas de duração (30 minutos a mais que em 2017).

Os horários de abertura e fechamento dos portões serão os mesmos nos dois dias de prova: abrem às 12 horas e fecham às 13 horas, de acordo com o horário de Brasília. As provas começam às 13h30. Vale lembrar que diversos estados têm horários diferentes para a realização do Exame, devido ao horário de verão.

Assessoria de Imprensa – Colégio Notre Dame
Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada