A importância das férias escolares para as crianças
Período de férias é de grande importância para o desenvolvimento das crianças

Esse é o momento mais aguardado pelas crianças: as férias. Elas fazem planos de viajar, brincar, jogar videogame, dormir até tarde, passear no parque ou até mesmo ficar em casa sem fazer nada. A criançada entra em um momento de felicidade quando ouve a palavra FÉRIAS.

Depois de cumprirem todas as “obrigações”, de terem horário para acordar e para dormir, terem que estudar e fazer lição de casa, as merecidas férias chegam para aliviar a cabeça e dar uma pausa naquela rotina que muitas vezes os deixam estressados e cansados.

Férias é essencial na vida das crianças
Um estudo realizado pela Academia Norte Americana de Pediatria (APP) mostrou que o período de férias é de grande importância para o desenvolvimento das crianças, tanto no ambiente escolar, quanto no convívio social. Através das brincadeiras, a criança absorve mais informações. As férias ajudam o cérebro da criança a formar conteúdo.

O que fazer nas férias?
É interessante que todos da casa, se possível, possam se programar para que as férias sejam ainda mais divertidas. Esse é o momento para fazerem atividades juntos, passear, jogar bola, assistir um filme e aproveitar cada momento, pois o tempo passa rápido e a criança que um dia se tornará um adulto, sempre se lembrará desses momentos especiais vividos em família.

Alguns pais muitas vezes não conseguem conciliar as férias do trabalho com as férias escolares do filho. Isso causa até um pouco de chateação, mas o mais importante é saber que o seu filho está bem. Se você não pode viajar, então poderá programar algo para que ele fique em boas mãos e você possa trabalhar tranquilo.

Se a criança já for grandinha, poderá ficar em casa lendo livros, assistir filmes, jogar videogame, mas nada em excesso, tudo com a supervisão de alguém. O tempo ocioso também faz bem para a criança.

Pode se programar com os amigos da escola que também estão de férias, conversar com os pais do amigo para fazerem algo juntos, um passeio no parque, jogar futebol, ou até mesmo participar de oficinas e cursos de férias.

Volta às aulas
Após esse “descanso” nas férias, as crianças voltam mais felizes, mais dispostas a aprender até mesmo aquela matéria que elas consideram “chata”. A mente fica mais “aberta” ao aprendizado, e isso é muito bom para o progresso na escola.

O convívio com os amigos também melhora e até aquelas crianças que são mais tímidas podem voltar mais falantes, e assim conseguem aumentar o seu círculo de amizades, o que é muito importante para que elas conheçam, aprendam a conviver e respeitar pessoas diferentes.

Férias é essencial na vida das crianças
Podemos observar a importância das férias escolares para as crianças. Cada pai se programa como pode e faz o que acha necessário para seu filho. O mais importante é saber que a criança está bem e está curtindo suas férias da melhor maneira, dentro daquilo que é possível para cada família.

Curtir cada momento, e fazer com que seja inesquecível, faz bem para as crianças e para os pais.

Postado em 13/07/2018