Estimule a autonomia a partir das atividades adequadas para cada idade

Não faça pelo o seu filho o que ele já consegue fazer sozinho! Muitos pais costumam confundir o cuidado excessivo com o afeto e ajuda, isso se dá por diversos motivos como falta de tempo e informação sobre as capacidades especificas de cada faixa etária.

Ensinar a colocar o tênis sozinho é uma tarefa que demanda tempo e na correria do dia corremos o risco de optar por fazer pela criança para ganharmos tempo ou ainda, por desconhecer que numa determinada idade ela já pode ser estimulada a fazer alguma ação sozinha com segurança e destreza.

Veja algumas atividades que ele tem autonomia de fazer, de acordo com a idade:

Dos 2 aos 3 anos
A criança é capaz de se alimentar sozinha, se sentar à mesa, guardar brinquedos, colocar sapados sem cadarços e de fácil manuseio.

Dos 3 aos 4 anos
O seu filho já pode ir ao banheiro sozinho, mas ainda com a sua supervisão. Nessa idade é possível ainda arrumar a mochila para a escola, separar roupas sujas das limpas (para isso vocês podem levar na mochila sacos de duas cores, um para limpas e outro para sujas e em casa disponibilizar cestos com as duas mesmas cores dos sacos da mochila).

Dos 4 aos 5 anos
Nessa faixa etária a criança, se estimulada, já consegue se trocar e fazer sua higiene pessoal sozinha. É possível também que ela faça algumas refeições sem ajuda como, por exemplo, passar geleia no pão, com um objeto sem lâmina.

A partir dos 5 anos
A criança já consegue fazer algumas atividades domésticas sozinha como organizar o quarto, arrumar a cama, lavar louças que não são pesadas e ainda contribuir na preparação de alguns alimentos.

É importante também estimular a criança a cuidar da casa de diversas formas, como: regando as plantas, alimentando os animais e cuidando dos lixos recicláveis, por exemplo.

Tenha cuidado com broncas frequentes
Repreender a sua criança em situações necessárias é importante para a construção de uma personalidade com valores sólidos para o bom convívio em sociedade. No entanto, é preciso que você tenha bom senso e não banalize a bronca. Cuidado para não falar sempre em tom negativo, sendo muito impositivo.

Lembre-se de que seu filho está aprendendo sobre o mundo e precisa se sentir seguro para continuar se desenvolvendo. As broncas sem reflexão acabam fazendo com que ele se torne em um adulto inseguro e muito dependente da opinião dos outros. Por isso, antes de dar a bronca, certifique-se de que essa intervenção irá ajudá-lo a se tornar uma pessoa melhor.

A bronca só faz sentido para a criança quando ela entende o motivo da repreensão. Por essa razão, incentivá-la a refletir sobre as consequências de suas ações é um papel fundamental na construção da autonomia.

Incentive as escolhas e a resolução de problemas
Conforme seu filho cresce, novos desafios surgem. Incentive que ele resolva seus próprios problemas, sempre deixando claro que você estará por perto para dar o suporte necessário.

Converse sobre os desentendimentos com os colegas e a importância de se pedir desculpas e reconciliar as amizades, além de expor o motivo da chateação, buscando resolver os conflitos através do diálogo.

E, sobretudo, é preciso nos lembrarmos de sempre de perguntar o que ele acha correto e tem vontade de fazer, observando como ele busca solucionar os conflitos e assim poder mediar nessa formação.

Ao contrário do que se possa pensar, incentivar e desenvolver a autonomia não é deixar a criança fazer o que quiser. Pelo contrário, é dar atenção para suas respostas e guiar para as melhores escolhas — mas sem decidir por ela ou ignorar sua opinião.

Com equilíbrio e bom senso, você educará uma pessoa emocionalmente forte, decidida e segura de si.

Postado em 25/07/2018