Irmãos patinadores de São Vicente representam Brasil no Campeonato Pan-Americano Juvenil na Colômbia
60 atletas brasileiros participarão da disputa individual e 130 compõem as apresentações em grupos,
que acontece no final de agosto em Bogotá

Ficar de pé nos patins exige equilíbrio e concentração. Práticas que se aplicam tanto na vida pessoal quanto na profissional dos pequenos Kevin e Erik Medziu, de 10 e 14 anos, respectivamente. Os atletas, que colecionam títulos e resultados expressivos por onde passam, se dividem entre a rotina dos treinos de quase 35 horas semanais e os estudos. Ambos são alunos bolsistas integrais do Colégio Notre Dame e representarão o Brasil na disputa do pan-americano de patinação artística, em Bogotá, na Colômbia, de 28 de agosto a 9 de setembro.

As categorias variam conforme os níveis de dificuldade e atributos dos atletas. Erick irá disputar na modalidade Dança Livre e Figura Juvenil, já Kevin competirá em Dança e Figura Júnior. Eles foram classificados após a vitória no Campeonato Brasileiro, em abril deste ano, e a classificação na Colômbia pode levá-los para o mundial.

Com o incentivo dos pais, que também são patinadores e professores da modalidade há mais de 10 anos (inclusive para os alunos do Colégio Notre Dame), os pequenos iniciaram as atividades cedo. Erik pratica o esporte desde os 8 anos e coleciona mais de 15 títulos importantes como Campeão Regional, Paulista, Brasileiro Pan-americano e Sul-americano. Além das competições, o jovem atleta também participa de shows, clínicas de patinação e auxilia os pais em algumas aulas.

Para ele, a experiência de poder defender o País ao lado do irmão, em mais uma competição internacional, é gratificante. “É algo diferente de tudo, centenas de pessoas tentam e não conseguem e fazer o que gostam. Quando ainda é possível se destacar nisso, é muito legal. Me sinto muito bem de chegar onde eu queria e ver meu irmão no mesmo caminho”, comenta o primogênito.

O caçula compartilha do mesmo sentimento do irmão. “Tudo que treino está valendo a pena”, ressalta. Kevin iniciou a atividade ainda mais cedo. Começou as aulas aos 3 anos, mas teve que fazer uma pausa após completar 5 anos. Após três anos parado, voltou e se mantém no esporte até hoje, conquistando títulos como Regional, Paulista, Brasileiro e Americas Cup Figure. Ele também participa de shows de patinação.

Na competição, participarão cerca de 1000 atletas de 12 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Para abrilhantar ainda mais a disputa, o evento contará com a presença de campeões mundiais, pan-americanos e sul-americanos.

Quer levar o(a) filho(a) também?

O Colégio Notre Dame oferece aulas de patinação para o público infantil às segundas e quartas-feiras, às 17, 18 e 19 horas. Para os adultos, a modalidade ocorre às segundas e quartas-feiras, das 20 às 21 horas. As atividades têm uma hora de duração. Para mais informações: (13) 3579-1212.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Colégio Notre Dame
Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada