2ª Fase da Olimpíada Brasileira de Física acontece neste sábado (18)
Milhões de estudantes de escolas públicas e privadas participam da competição.
Dos 10 alunos de São Vicente classificados, 8 são do Colégio Notre Dame

Neste sábado (18), milhões de estudantes de instituições públicas e privadas de todo o País participam da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Na Baixada Santista, de acordo com a Sociedade Brasileira de Física, três cidades classificaram um total de 79 alunos para esta etapa do desafio, sendo 66 em Santos, 10 em São Vicente - sendo 8 do Colégio Notre Dame -, e 3 em Guarujá.

É ou não é motivo para comemorar muito? smileyenlightened Os alunos classificados são:

Allan Santana de Morais - 8oM2
Juliana Soares Vicente - 8oM1
Leticia Araujo de Freitas - 8oM2
Louise de Oliveira Santos - 8oM2
Lucas Gomes da Silva 8oM2
Gabriel Marcos da Silva 9oM1
João Victor do Marco Simões 9oM1
Nicolas Santiago Rodrigues - 9oM1

No quesito preparação, Gabriel Marcos da Silva, do último ano do Fundamental 2, acredita que, se o estudante prestar atenção na aula, fizer as tarefas de casa e anotar os conteúdos importantes, ele se adianta em relação aos demais eevita o desgaste de estudar várias horas por dia. “Eu leio o que já aprendi e estudo em casa, mas com calma, só revisando o que já foi passado”, conta. Para esse ano, a expectativa de Gabriel, que já participou da Olimpíada no ano passado, é avançar mais. “Já tenho mais conteúdo e conhecimento do que o ano anterior, desde fórmulas a outros detalhes em geral. A expectativa para esse ano com certeza é maior”.

O programa tem como objetivos estimular o interesse pela disciplina, além de identificar os talentos da modalidade, preparando e incentivando os habilidosos a seguir carreiras científico-tecnológicas. Em maio, os estudantes participaram do desafio da 1º fase da Olimpíada, que é dividida em três fases.

Abrangência - Participam do desafio estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, além de estudantes da 4ª série de Ensino Técnico, que não tenham ingressado em curso de Ensino Superior. As escolas participantes realizam a aplicação e correção das provas seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo OBF. Na 1ª fase, os estudantes tiveram 5 horas para resolver as questões do exame, que foi dividido em nível I (estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental), II (estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e III (estudantes da 3ª série do Ensino Médio e 4ª série do Ensino Técnico).

As Coordenações Estaduais serão responsáveis pela correção das provas da 2ª fase. Já as provas da 3ª fase serão corrigidas por uma banca examinadora nomeada pela coordenação da olimpíada. As provas ficarão arquivadas pelo prazo de três meses a contar da data da prova e não serão aceitos pedidos de revisão em nenhuma das etapas, incluindo as provas seletivas para as Olimpíadas Internacionais.

Calendário
A prova da 3ª etapa acontece em 6 de outubro. De acordo com o cronograma divulgado pela OBF, os vencedores serão anunciados em 27 de novembro, com premiação dos vencedores nacionais (em cada estado) em março de 2019. Entre os prêmios está a possibilidade de representar o Brasil no exterior e, durante o processo, esses estudantes poderão participar de atividades diferenciadas (aulas experimentais, resolução de problemas, palestras, visitas a laboratórios de pesquisa nas universidades de seus respectivos estados).

Fonte: Assessoria de Imprensa – Colégio Notre Dame
Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada