Como tirar nota 1000 no Enem
A redação tem peso muito grande na nota geral do exame, conheça dicas para alcançar a máxima
 
Maior preocupação da maioria dos estudantes, a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é responsável por metade da nota geral da avaliação.
 
Justamente por ter peso muito grande na soma geral dos pontos é preciso seguir algumas regras, como ser coerente ao tema indicado, evitar erros gramaticais e ortográficos, além de defender um ponto de vista.  
 
Para tanto, existem algumas dicas de como tirar nota 1000 no Enem. Confira!
 
Organizar e simplificar
Deixe o seu texto mais organizado e com letra bem legível. Outra dica importante é simplificar a redação e deixá-la mais direta nos argumentos. Dessa forma, há boas chances de o corretor olhar com mais otimismo para a sua produção.
 
Utilize as 30 linhas
Não ultrapasse as 30 linhas estipuladas para a elaboração da sua redação. Tente otimizar o espaço disponível e mostre que você soube aproveitá-lo para desenvolver o seu raciocínio sobre o tema proposto.  
 
Parágrafo com início, meio e fim
Ao definir um argumento, esteja certo de que irá apresentá-lo, em cada parágrafo, de forma que contenha início, meio e fim. Isso quer dizer que o argumento deve ser introduzido, desenvolvido e concluído dentro do parágrafo.
 
No mínimo, quatro parágrafos
O ideal é que seu texto tenha, no mínimo, quatro parágrafos: introdução, dois de desenvolvimento e conclusão. Especialistas recomendam evitar de fazer o desenvolvimento em apenas um parágrafo.
 
Evite repetição de palavras
Busque sinônimos para evitar a repetição excessiva de palavras ao longo da redação. Também varie bastante as conjunções. Assim, você demonstrará um bom repertório de vocabulário e domínio da escrita.
 
Ler redações com nota alta
Leia redações de candidatos que tiraram nota alta no Enem e procure compreender a estrutura do texto e como as argumentações foram trabalhadas. Ao estudar, por exemplo, comece pela redação para evitar o cansaço ao final da avaliação.
 
Acompanhe a correção e argumente
Peça para acompanhar a correção ao lado do professor. Ao ver os erros cometidos, argumente com o corretor e busque formas de melhorar.
 
Faça um roteiro e esteja atualizado
Se você tem dificuldade em escrever um texto claro e organizado, monte um roteiro da escrita para guiá-lo durante a execução da sua redação.
 
Esteja, também, atualizado quanto ao que acontece no Brasil e no mundo, pois o tema da redação pode ser algo de atualidade e, se você não estiver antenado, vão faltar argumentos para enriquecer o texto.
 
Fonte: Universia Brasil - Divulgado em 28 de Março de 2018


Postado em 17/08/2018


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé