Estudantes do Notre Dame participam do Prêmio “Amamenta São Vicente”
Temos 16 alunos na disputa; trabalhos vencedores serão conhecidos em novembro

Para demonstrar a importância do aleitamento materno dentro da comunidade escolar - e, assim, multiplicar o conhecimento com as crianças, pais e familiares em geral -  a Prefeitura de São Vicente promove a 22ª edição de um concurso que envolve os pequenos desde os primeiros anos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. A iniciativa integra a programação da Semana Mundial de Incentivo ao Aleitamento Materno, celebrada em agosto e a competição é dividida em categorias, de acordo com o desenvolvimento e o ano escolar. O Notre Dame participa há quase uma década da seleção. E este ano, é claro, não está de fora!

A ação reunirá produções de alunos de creches e escolas municipais, estaduais e particulares. Cada escola teve a missão de selecionar os três melhores trabalhos de cada série e enviou para a Secretaria de Saúde no final de setembro. Os trabalhos serão avaliados por uma banca formada por membros das secretarias municipais, que escolherá os primeiros colocados de cada ano letivo. A premiação acontece em novembro, na Câmara Municipal da Cidade.

Alunos do 1° ano concorrem com pintura ou desenho de um mamífero. No 2° e 3° ano, o tema é a mulher amamentando. Já o 4° e o 5° anos terão que escrever uma frase alusiva à importância da amamentação. Do 6° ao 7°, uma poesia. As turmas do 8° ao 9° ano devem produzir uma reportagem. Para todos os anos do Ensino Médio, a atividade desenvolvida será paródia.

Confira abaixo os nomes dos alunos selecionados pela nossa escola. Vamos torcer por eles!!!

Carolina Naine
César Masson
Isabella Harumi
Manuela Lins

Adora Aguiar Abrantes
Davi Elias Tavares
Davi Calasans Ricardo

Alice Reiter Tamashiro
Beatriz Arias
Stephanie Vilanova
Isabela Nardes
Letícia Araújo
Victória Gabrielli de Souza

Giovanna Gonçalves Bueno
Liryti Blanco Pamplona
Carlos Henrique da Cruz Silva

E para que pais e mães e pais conheçam um pouco mais sobre os benefícios da amamentação, separamos 5 deles. Confira!

1- Perda de Peso - Após o nascimento do bebê, toda mamãe fica na dúvida se vai recuperar o corpo que tinha antes da gravidez. Pois bem, saiba que amamentar ajuda nesse processo da perda de peso. Sendo possível eliminar, em média, 800 calorias por dia. Contudo, é importante prestar atenção no que consome e manter uma alimentação balanceada, para ajudar nos resultados da balança e nos nutrientes para o bebê.

2- Ajuda na volta do útero para o tamanho normal - Isso acontece por causa do desprendimento da placenta, que faz com que ele contraia. Com isso, as cólicas também diminuem e, consequentemente, reduz o sangramento e a possibilidade de hemorragias, diminuindo as chances do desenvolvimento de anemia.

3- Protege a mamãe contra o câncer de mama e de ovário - Um estudo australiano divulgado pelo American Journal of Clinical Nutrition afirma que as mulheres que amamentam por, ao menos, 13 meses reduzem em 63% as chances de ter um câncer de ovário se comparado com mães que amamentam por volta de sete meses. A explicação é que, quando a mãe amamenta, atrasa a ovulação e, segundo estudos, quanto maior o número de ovulação, mais chances de células mutantes. Já a redução para o risco de desenvolver um câncer de mama, é afirmado pelo Centro de Pesquisas para o Câncer, da Grã-Bretanha. A Instituição fez um estudo que mostra que, para cada ano que a mulher amamenta, o risco diminui em 4,3%.

4-  Reduz a possibilidade de doenças cardiovasculares - Segundo um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, no EUA, as mães que amamentam têm menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Eles analisaram 140 mil mulheres na fase de pós-menopausa e concluíram que, as que amamentaram por mais de 12 meses, comparado com as que nunca amamentaram, tiveram 10% menos riscos.

5 - Intensifica o laço entre mãe e filho - A hora de dar de mamar, além de reduzir a chance de depressão pós-parto, aumenta o vínculo entre a mãe e o filho, colaborando até mesmo para que a criança, futuramente, se relacione melhor com outras pessoas. A autoestima e o bem-estar da mulher que, muitas vezes é prejudicada durante a gestação, melhora e se fortalece nesse momento único entre a mãe e o bebê.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Colégio Notre Dame

Postado em 03/10/2018