Dia do Professor: mais que transmitir ensinamentos, educar para a vida!
Dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor. E, assim como a educação no Brasil vem sendo questionada e passando por reformulações, o professor, que é a principal ferramenta do processo de aprendizagem, também está precisando se adaptar ou até mesmo repensar o seu papel profissional. Hoje, muito mais do que transmitir conhecimentos focados nas disciplinas convencionais, o educador tem papel fundamental na formação integral do ser humano. A relação professor-aluno passa a assumir a construção de conceitos, valores e habilidades que ultrapassam as lousas das salas de aula e dão ao educador a responsabilidade de instigar nos estudantes a dúvida, reflexão e contestação, de forma a transformá-los em cidadãos mais críticos e cientes do papel que têm a exercer na sociedade.

As mudanças sociais a que todos estamos submetidos, inclusive, forçam os profissionais a buscarem constantemente a Inovação. Aliás, esta é a “palavra da vez”, num ambiente em que os desafios se multiplicam na mesma velocidade das informações, da internet, da tecnologia… e das crianças, que parecem já ter nascido “prontas” para elas. São eles os agentes mais adaptados - e conectados - a essas realidades, mais virtuais do que presenciais.

Não só por isso, mas também por conta disso, educadores ganharam nova demanda. Acompanhar, filtrar, participar do que é visto e falado nas redes, na internet. Eles têm, em sala de aula, crianças que sabem muito mais sobre os assuntos do que as crianças das décadas passadas. São crianças que leem muito, mas nem sempre com qualidade; que demonstram mais emoções, mas nem sempre sabem exprimi-las da forma correta. Sabem muito, mas nem sempre conseguem administrar os conhecimentos… Cabe a quem, então, além dos pais, o papel de lidar com sentimentos como frustração, desânimo, euforia desmedida, preconceitos, entre outros? A quem os acompanha em sala de aula: aos educadores!

É por isso que o Colégio Notre Dame - que tem como premissa a formação do ser humano integral - investe tanto em capacitações. Nossos educadores, desde os da Educação Infantil até os do Ensino Médio, participam mensalmente de palestras, workshops e seminários, entre outras iniciativas. A finalidade é buscar a atualização contínua, para se antecipar aos cenários que possam ser apresentados, dentro e fora da comunidade escolar.

“Nós estamos enfrentando atualmente uma grande virada no papel da escola e, consequentemente, do professor. Esta quebra de paradigmas está fazendo todos repensarem suas práticas e aprenderem, juntos, a lidar com este novo perfil de aluno e de escola. Já estamos participando de seminários sobre a nova Base Comum Curricular e estamos nos aprimorando nas metodologias ativas de ensino e no papel da tecnologia neste cenário, cada vez mais amplo, dinâmico e inovador”, afirma Lenice Micheletti, fundadora do Colégio Notre Dame.

E complementa: “Temos o compromisso e a responsabilidade de trabalhar a formação acadêmica dos nossos alunos. A questão socioemocional, que sempre foi trabalhada nas aulas de filosofia e relações humanas e nos projetos interdisciplinares, há alguns anos ganhou o respaldo e o embasamento teórico do programa Líder em Mim. Entendemos que todos os âmbitos do ser humano precisam ser trabalhados, por isso buscamos profissionais de ponta, que compreendam a nossa missão e o jeito ND de trabalhar. Juntos, fazemos com que os alunos aprendam a aprender, busquem mais conhecimentos e sejam proativos, com as habilidades necessárias para ter uma vida saudável e feliz”.

E é para homenagear aqueles que atuam, tanto à frente das salas de aula, como dentro delas, que nós reiteramos a importância desse profissional, saudamos a todos que fazem parte do nosso quadro e queremos dividir com nossos pais e alunos o sentimento de que “estamos fazendo a lição de casa”. Confiamos em cada educador que mantemos trabalhando conosco. Sabemos da seriedade, comprometimento, carinho e cuidado de cada um deles com nossos alunos. E os parabenizamos, não só neste dia 15 como em todos os dias do ano!

Fonte: Assessoria de Imprensa do Colégio Notre Dame

Postado em 11/10/2018