Confira 8 dicas de como se preparar emocionalmente para a prova do Enem
Para se sair bem no Enem, é fundamental que a inteligência emocional
esteja tão bem desenvolvida quanto os estudos
 
Elaborado pelo Ministério da Educação, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova que avalia o desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares de todo o País. Os resultados são utilizados pelo governo para avaliar a qualidade do ensino brasileiro e elaborar melhorias nas políticas públicas voltadas para a educação.
 
Para os estudantes, o Enem serve como um boletim de desempenho individual e é o principal acesso para as universidades públicas do Brasil. Além disso, a nota desta prova serve como critério de seleção para programas como o Prouni, que oferece bolsas para instituições particulares, e o Fies — que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes.
 
A importância do preparo emocional
Um estudo revelou que apenas 13% das pessoas fracassam por falta de habilidade técnica e conhecimento. Os outros 87% fracassam por questões emocionais como ansiedade, estresse, falta de autocontrole, insegurança e falta de autoconfiança.
 
Isso quer dizer que, por mais conhecimento que você tenha, é preciso ter a inteligência emocional bem desenvolvida para conseguir aplicar todo este potencial e se manter calmo. Um estado emocional desequilibrado bloqueia a capacidade racional, fazendo com que o indivíduo se perca em meio a tantos medos, ansiedades, expectativas e inseguranças.
 
O famoso “branco” é um dos principais inimigos dos estudantes, mesmo daqueles que dedicaram horas diárias aos estudos. Para ajudar a enfrentar esse momento, confira algumas dicas de Inteligência Emocional para fazer o Enem de maneira tranquila:
 
Conheça suas emoções
Muitos fatores internos e externos contribuem para o desequilíbrio emocional. Para resolver a questão da melhor forma possível, o primeiro passo é descobrir o que te desestabiliza e acaba com sua paz e concentração.
 
Pressão dos pais, excesso de expectativa, ansiedade, medo de não ser aprovado, insegurança, medo do fracasso, medo do sucesso, falta de autoconfiança e falta de apoio são alguns dos principais fatores que levam ao desequilíbrio emocional durante a prova. Identifique o que está te deixando nervoso e tente resolver a questão antes do Enem.
 
Sinta-se merecedor
Existe um lugar para cada pessoa no mundo e, por isso, não há necessidade de disputar ou competir. Muitas pessoas não se sentem merecedoras ou capazes e, inconscientemente, acreditam que não merecem ser melhor que as outras. Compreenda que cada pessoa colhe justamente aquilo que plantou, de acordo com a sua dedicação, foco e merecimento.
 
Entenda sua capacidade de realização
Você já refletiu a respeito de todos os desafios que conseguiu superar na vida? Quantos sonhos você já realizou? Quantas coisas já conseguiu realizar, mesmo diante das dificuldades? Lembre-se: você nasceu com a capacidade de realizar, transformar e fazer qualquer movimento em sua própria vida.
 
Respeite seus limites
Distrair a mente com atividades diferentes e que não estejam relacionadas aos estudos é essencial para evitar a exaustão e manter sua capacidade de concentração. Faça pausas a cada hora de estudo, durma bem e permita-se descansar a mente.
 
Reconheça seu potencial
Para se sentir seguro, você precisa ter consciência do seu potencial. Faça uma lista de todas as suas competências, talentos e potenciais, e tenha esses itens sempre em mente. Toda vez que se criticar por algo, lembre-se que você também tem várias qualidades.
 
Tenha um propósito
Tudo que você quer alcançar na vida depende do seu envolvimento e dedicação. Por isso, encontre os propósitos por trás dos seus estudos e se mantenha sempre motivado e envolvido. Aonde você quer chegar? Quais seus maiores sonhos? Faça uma lista dos seus maiores projetos e deixe-a em um local visível, garantindo que você lembre deles com frequência.
 
Respire
A respiração é uma das principais técnicas para controlar a ansiedade. Cinco minutos diários de inspirações e expirações longas e profundas são suficientes.
 
Divirta-se
Saiba equilibrar seus estudos com a vida social, incluindo momentos de descontração em sua rotina. Teatro, cinema, música, atividades físicas e momentos com os amigos são fundamentais para te manter motivado e confiante.
 


Postado em 22/10/2018


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé