Domínio da linguagem e do tempo são essenciais para garantir boa nota na redação do Enem
Professora do Anglo Vestibulares e do Colégio Anglo São Paulo
dá dicas para os estudantes que prestarão a prova em novembro
 
Compreender o tema da redação, organizar os argumentos e expor uma proposta de intervenção para o problema em questão pode parecer simples na teoria. No entanto, tirar nota mil no Enem é uma tarefa que exige treinamento constante e domínio das cinco áreas de conhecimento propostas pelo Inep. Isso porque um bom texto não é apenas fruto de um amplo repertório cultural, mas da capacidade de criar um conteúdo com coesão e coerência. Ou seja: de nada vale ter muita informação se o candidato não é capaz de criar uma progressão de ideias em seu texto.
 
Nesse sentido, a professora e autora do material do Anglo Vestibulares e do Colégio Anglo São Paulo, Luciana Migliaccio, a Lucy, afirma que o treinamento semanal é essencial para o estudante desenvolver intimidade com a escrita. “É preciso dominar a estrutura dissertativa solicitada pelo Enem e exemplos de textos de sucesso colaboram para refinar o olhar do candidato. Na Cartilha do Participante há uma série de bons e maus textos com análises feitas pela própria banca. Vale conferir”, indica.
 
Além da prática de produção textual, a professora chama atenção para um dos erros mais comuns dos candidatos: a má administração do tempo no dia da prova. Isso porque, ainda que haja o acréscimo de tempo no dia da redação, resta cerca de uma hora para escrever, considerando que o período contempla a leitura e resolução de 45 questões.
 
A sugestão é que o candidato leia o tema ao receber a prova e escreva quando estiver mais confortável. “Se decidir iniciar pela redação, é imprescindível que fique atento ao tempo. Já produzir a redação ao final da prova propicia que se aproveitem, na argumentação, informações das questões de linguagens e ciências humanas, o que é muito bem visto pela banca examinadora”, finaliza Lucy.
 


Postado em 22/10/2018


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé