Pais poderão conferir trabalhos e experiências na Mostra de Ciências e Tecnologia

Neste sábado (10), haverá apresentação dos estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Já a Ed. Infantil e Fundamental 1 participarão no dia 24. Sempre das 14 às 17 horas.

Embora a maioria dos pais acompanhe a evolução dos filhos na escola, é sempre bom poder conferir o que eles fazem em sala de aula, não é mesmo? E mais bacana ainda é se surpreender com a criatividade e capacidade de encontrar soluções que os jovens apresentam, principalmente quando se trata de descobertas científicas e tecnológicas, algo tão pouco fomentado, infelizmente, em nosso País.

De acordo com o último Índice Global de Inovação divulgado - iniciativa da Organização Mundial de Propriedade Intelectual - o investimento em pesquisa e desenvolvimento cresceu apenas 3% em 2016 no mundo. Está abaixo do patamar anterior à crise em 2007/2008 e foi menor que o registrado para o total de riqueza, em que é usado o indicador do PIB global acumulado, que ficou em 3,3%. O Brasil segue ritmos ainda piores economicamente falando. Corta, anualmente, a verba para a ciência e a pesquisa, deixando o País ainda mais atrasado em relação às grandes potências mundiais. Em 2010, quando ainda havia um ministério específico para tal, tinha R$ 10 bilhões para investimento. Em 2017, passou para R$ 4,8 bi, com cortes feitos pelo Ministério da Fazenda.

Com os investimentos cada vez menores, resta à Educação tentar suprir essa demanda ou, pelo menos, andar na contramão até que o cenário político econômico demonstre sinais de melhora.

E estamos fazendo nossa parte! Tanto que, durante todo o segundo semestre, nossos estudantes realizaram experimentos e elaboraram projetos de Ciência e Tecnologia. Sob supervisão e orientação dos professores, confeccionaram trabalhos que serão apresentados, nos dias 10 e 24 de novembro, para pais e comunidade escolar.

“A feira que vamos realizar é a conclusão dos processos de investigação dos estudantes ao longo do ano, e com base nos temas propostos (abaixo). Além disso, alguns vão repetir a experiência na hora, para quem quiser conferir. É muito importante incentivar e reconhecer as iniciativas deles, para que nunca parem de criar, de inovar. Este é o futuro do Brasil, está nas mãos da inquietação dessa geração”, explica Camila Micheletti, diretora de comunicação do Colégio Notre Dame.

Os estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio se apresentam no próximo sábado (10), das 14 às 17 horas, na Unidade 3. Já os estudantes da Educação Infantil e Fundamental 1, no dia 24, mesmo horário, na Unidade 2.

Confira abaixo os temas respectivos para cada classe. Mas, quando for visitar, prestigie também outros estudantes da escola. Esperamos surpreender vocês.

Fonte: Conteúdo Empresarial

Postado em 09/11/2018