Colecione momentos com seu filho

Lançando um desafio! Quem topa? O objetivo é simples: COLECIONE MOMENTOS COM SEUS FILHOS. A ideia é simples: cada dia, escreva em um papel algo bonito que tenha feito com seu filho e guarde-o em um frasco. Quando estiver cheio, leiam juntos todas as coisas bonitas que aconteceram.

Parece uma bobeira, mas não é. Como pais estamos sempre reclamando pela falta de tempo. Sentimo-nos mal por não poder dedicar a nossos filhos todo o tempo que gostaríamos. Muitas vezes, para aliviar nossas culpas, tendemos acreditar que tempo de qualidade é melhor do que quantidade. E as discussões sobre isso podem ser infinitas.

No meu ponto de vista, o ideal é poder ter mais quantidade de tempo com qualidade. Mas, claro, cada família tem suas circunstâncias e deve se adaptar para viver a maternidade/paternidade da melhor maneira possível.

Tendemos a acreditar, erroneamente, que o tempo com nossos filhos significa, exclusivamente, tempo brincando juntos, sentados ou correndo. Isso é um engano total, ao meu ver. Os momentos significativos podem ser aqueles em que há, de alguma maneira, uma troca recíproca de tempo. Mãe/Pai e filho, mutuamente, estão em uma mesma atividade.

Tenha em conta as seguintes possibilidades. Pode ser que hoje não possa brincar com meu filho à noite, porque tenho uma reunião de negócios. Mas tenho tempo de manhã, então nos levantamos, preparamos juntos o café da manhã. Durante esse período, conversamos, contamos nossas expectativas para o dia, tomamos o café. E, por fim, levo-o à escola. Ah, no trajeto, podemos ir conversando mais um pouco enquanto caminhamos. E, se vamos de carro, colocamos a nossa música preferida e cantamos juntos.

Agora, imagine que nada disso passasse. Seu filho toma o café da manhã sozinho. Vai pra escola sozinho (ou com a babá ou a empregada). Volta pra casa. Vai dormir e você ainda não chegou. Esse dia estaria perdido.

Enfim, esse simples exemplo, para mostrar que podemos aprender a valorizar os bonitos momentos que temos com nossos filhos. Isso só depende de nós. Essa atividade também é útil para um conhecimento da relação pai/mãe e filho. Enfim, uma possibilidade única de aprender mais com nossas crianças.

Colecionando momentos com nossa filha de 2 anos
Por aqui adaptaremos a atividade para uma criança de 2 anos. Cada semana leremos 7 coisas que fizemos juntas Laura e eu. Essa é uma linda maneira de valorizar o tempo juntas e de aprender a fazer coisas diferentes! Não esperaremos completar o pote porque seria muito tedioso para uma criança de 2 anos esperar que leiamos tantas coisas maravilhosas.

A intenção é apenas reforçar tanto para a criança, como para mim, como mãe, os momentos lindos que passamos durante a semana.

Postado em 29/11/2018