O que pode zerar a nota da redação do Enem?
Fuga total ao tema, não obediência a estrutura dissertativo-argumentativa e cópia de textos motivadores
são alguns critérios que podem zerar a redação
 
Por da redação 
 
A nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faz muita diferença na média final da prova. Por isso, é importante que o candidato se dedique ao texto, independentemente de qual curso queira fazer.
 
Estudantes que zeram na nota da redação ficam fora de processos seletivos, como Fies e ProUni. Em 2017, 309.157 redações corrigidas tiraram zero. O principal motivo foi a fuga ao tema: Desafios para Formação Educacional de Surdos.
 
Segundo a Cartilha de Redação do Enem 2018, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a redação receberá nota zero se apresentar um dos motivos a seguir:
  • Fuga total ao tema;
  • Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • Extensão de até 7 linhas;
  • Cópia integral de texto(s) motivador(es) da Proposta de Redação e/ou de texto(s) motivador(es) apresentado(s) no Caderno de Questões;
  • Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação (tais como números ou sinais gráficos fora do texto);
  • Parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
  • Assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
  • Texto predominantemente em língua estrangeira;
  • Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
Redação nota 1.000
Para alcançar a nota máxima de mil pontos, cinco competências são analisadas pelos corretores. Cada uma vale até 200 pontos. Veja quais são:
 
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
 
Boa sorte! 
 


Postado em 31/01/2019


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