Natação na Infância – exercício completo para todas as idades
Cada vez mais escolas incluem no currículo o esporte, que ajuda no desenvolvimento motor,
físico e social de crianças em todos os períodos escolares 
 
Aprender a nadar é uma atividade muito importante no desenvolvimento das crianças, principalmente as que moram em bairros do litoral, chegando a ser considerada uma medida de segurança para que a criança não se afogue caso caia em uma piscina, por exemplo. Mas para quem acha que a aulas de natação têm só esse benefício, uma surpresa: esse esporte é o mais completo para o desenvolvimento infantil e deveria fazer parte da grade de aulas de todas as crianças.
 
“Mais do que apenas a adaptação com o meio líquido, a natação permite um trabalho de coordenação motora, socialização, melhora do condicionamento físico, desenvolvimento ósseo, entre muitas outras vantagens. É uma atividade completa que traz benefícios para toda a vida das crianças”, comenta Priscylla Porto Vasiliauskas, coordenadora de esportes do Colégio Notre Dame.
 
A profissional, que acompanha de perto as crianças dentro d’água, explica que todas as atividades são planejadas para que os benefícios da aula sejam aproveitados ao máximo, desde a divisão de raias entre os alunos para que eles aprendam a trabalhar em grupo até as atividades lúdicas submersas, que estimulam a criatividade e auxiliam no treino de apneia.
 
Outro benefício da natação é o desenvolvimento da coordenação motora, que é trabalhado assim que as primeiras braçadas são ensinadas. Ideal para crianças de todas as idades, o esporte é hoje visto como um complemento do projeto pedagógico. É por isso que cada vez mais colégios incorporaram a natação na grade curricular, não como um curso extra, mas dentro do horário da educação física. Com tantos benefícios, nada mais natural que ela passe a se tornar um exercício obrigatório.
 
Esse é o caso do Colégio Notre Dame. Com 45 anos de história na Baixada Santista e um forte cuidado com o desenvolvimento físico e emocional dos alunos, a escola incluiu a natação em sua grade curricular, com aulas semanais para alunos de todas as idades. Além disso, oferece curso de natação extracurricular para os moradores da região. Os horários de aula são divididos pela faixa etária, sendo os mais novos os bebês, de 4 meses a 2 anos de idade (que precisam estar acompanhados dos responsáveis).
 
Na piscina climatizada, que passa por filtragem e tratamento duas vezes ao dia para garantir o bem-estar dos alunos, o colégio aplica atividades para todas as idades e com objetivos variados. Desde hidroginástica até exercícios para fortalecimento do pulmão, tudo pode ser trabalhado embaixo d’água.
 
Piscina aliada ao tratamento e à saúde
 
“Nós temos alguns alunos com problemas respiratórios, como asma e bronquite, que são matriculados nas aulas de natação com a esperança de que, de alguma forma, a piscina os ajude. E de fato funciona! Além dos exercícios convencionais nós implementamos uma rotina de atividades desenvolvidas especialmente para fortalecer o sistema cardiorrespiratório e o pulmão das crianças que passam por esse tipo de problema. Não vou dizer que uma pessoa com asma nunca mais terá crises depois de entrar para a natação, não é assim mágico, mas garanto que em pouco tempo ela já conseguirá perceber uma diminuição expressiva dessas crises”, comenta Priscylla.
 
São essas atividades especiais que fazem, inclusive, com que o colégio não entre de férias completamente. Mesmo nestes meses de recesso, a piscina e os professores mantém as aulas para que o tratamento das crianças não seja interrompido. “Um mês inteiro sem natação para uma criança com bronquite pode fazer muita diferença, então estamos sempre abertos para que o tratamento seja feito com excelência”, finaliza a professora.
 
Assessoria de Imprensa – Colégio Notre Dame
Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada


Postado em 25/02/2019


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé
Facebook Youtube Instagram