Em São Vicente, colégio abre as portas para a comunidade e traz esportes a preços acessíveis
Colégio Notre Dame tem em sua grade de cursos yoga, natação, hidroginástica
e patinação para adultos, jovens e crianças com mensalidades a partir de R$ 60

Mais do que fazer bem para o corpo, a prática de esportes pode ser uma grande aliada para o desenvolvimento social e pedagógico de jovens, adultos e crianças. Foi pensando nisso que o Colégio Notre Dame, um dos mais tradicionais da Baixada Santista, ultrapassou a barreira do horário letivo e criou uma grade de cursos abertos para a comunidade, com mensalidades acessíveis, a partir de R$ 60.

“Com aulas de natação, hidroginástica, yoga e patinação abertas para todos os públicos, das mais diversas idades, conseguimos promover uma interação entre alunos, ex-alunos, pais, vizinhos e pessoas que até então nunca haviam tido contato com o colégio. São atividades que envolvem habilidades físicas e sociais e os benefícios são inúmeros, tanto para o desenvolvimento físico quanto para o cognitivo”, comenta Priscylla Porto, coordenadora de esportes do Notre Dame.

Outro grande benefício do esporte é o desenvolvimento de habilidades individuais, como coordenação motora e raciocínio lógico, além do incentivo ao trabalho em grupo. Pedagogicamente, o esporte ajuda ainda a fortalecer, principalmente nas crianças e adolescentes, um senso maior de responsabilidade ao apresentar a necessidade de assimilar regras e deveres.

Confira alguns dos benefícios específicos de cada modalidade:

Patinação

Em uma hora de aula é possível perder, em média, 400 calorias. A quantidade varia de acordo com a idade, intensidade dos exercícios, composição corporal e hábitos alimentares do aluno.

1- Transforma flacidez em músculo
Não gosta de “puxar ferro” na academia e fazer movimentos repetitivos? A patinação é uma ótima atividade para proporcionar hipertrofia muscular de forma dinâmica.

2- Aumenta o condicionamento físico
A atividade trabalha todo o sistema respiratório e cardiovascular, diminuindo a chance de doenças e melhorando a qualidade de vida.

3- Relaxa a mente e melhora os reflexos
A prática proporciona sensação de liberdade, eliminando o estresse, controlando a ansiedade e proporcionando bem-estar psicológico, além de melhorar a concentração para outras atividades do dia a dia.

4- Melhora a forma física e a aptidão muscular
A patinação modela a musculatura dos membros inferiores e, conforme a variação dos exercícios, também trabalha os músculos das costas e abdômen, que fica sempre contraído, além dos braços, que mantêm o equilíbrio.

5- Melhora a postura e o equilíbrio corporal
Ficar equilibrado nos patins e prestar atenção a sua volta exige equilíbrio e coordenação que, quando trabalhados, ficam mais aguçados no dia a dia.

Natação e hidroginástica

Aprender a nadar é uma atividade muito importante no desenvolvimento das crianças, principalmente as que moram em bairros do litoral, chegando a ser considerada uma medida de segurança para que a criança não se afogue caso caia em uma piscina, por exemplo. Mas para quem acha que a aulas de natação têm só esse benefício, uma surpresa: esse esporte é o mais completo para o desenvolvimento infantil e deveria fazer parte da grade de aulas de todas as crianças.

Mais do que apenas a adaptação com o meio líquido, a natação e a hidroginástica permitem um trabalho de coordenação motora, socialização, melhora do condicionamento físico, desenvolvimento ósseo, entre muitas outras vantagens.

As atividades são planejadas para que os benefícios da aula sejam aproveitados ao máximo, desde a divisão de raias entre os alunos para que eles aprendam a trabalhar em grupo até as atividades lúdicas submersas, que estimulam a criatividade e auxiliam no treino de apneia.

Outro benefício da atividade aquática é o desenvolvimento da coordenação motora, que é trabalhada assim que as primeiras braçadas são ensinadas. Ideal para crianças de todas as idades, o esporte é hoje visto como um complemento do projeto pedagógico.

“Nós temos alguns alunos com problemas respiratórios, como asma e bronquite, que são matriculados nas aulas de natação com a esperança de que, de alguma forma, a piscina os ajude. E de fato funciona! Além dos exercícios convencionais nós implementamos uma rotina de atividades desenvolvidas especialmente para fortalecer o sistema cardiorrespiratório e o pulmão das crianças que passam por esse tipo de problema”, explica Priscylla.

Yoga

A prática de yoga traz benefícios para a saúde de homens, mulheres e crianças ao trabalhar a mente e o corpo simultaneamente. São exercícios que auxiliam no controle do estresse, da ansiedade, dores no corpo e coluna, além de melhorar o equilíbrio e facilitar o emagrecimento.

Além disso, ela ajuda a pessoa a se concentrar, proporcionando um maior bem estar e equilíbrio da mente. Para jovens em idade escolar pode ser uma grande aliada nos períodos pré avaliação ou vestibular, desenvolvendo os conceitos de otimismo e auto-confiança.

Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem ainda melhorar a resistência física e o desempenho do corpo na prática de outras atividades físicas, deixando os músculos mais tonificados e alongados.

As aulas no Colégio Notre Dame são abertas para pessoas das mais variadas idades e têm mensalidades que variam entre R$ 60 e R$ 140. Os interessados podem entrar em contato direto com a secretaria do colégio, pelo tel. 3579-1212, para checar as datas e documentos necessários para a matrícula.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Colégio Notre Dame

Postado em 04/06/2019