Publicidade e propaganda: mercado de trabalho na era digital
Para falarmos de publicidade e propaganda: mercado de trabalho, é necessário entendermos mais este campo profissional conhecido como publicidade e propaganda, ou ainda marketing, como é mais normalmente conhecido.
 
IMPORTÂNCIA E HISTÓRIA DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO BRASIL
 
É inegável que vivemos em uma época onde a publicidade e a propaganda, mais e mais se tornam o diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.
 
A história da propaganda em terras brasileiras remonta à década de 50, quando um grupo de empresários do ramo da comunicação decidiu criar uma escola de excelência para formar as novas gerações de profissionais de alta qualidade na área. Assim nasceu a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), uma das mais respeitadas e destacadas instituições de ensino do Brasil e responsável por formar os melhores profissionais do ramo que atuam no país. 
 
O marketing no Brasil tem uma história consistente e que pode ser divida em cinco fases,  começando na década de 50 e chegando até a nossa época.
 
Esta evolução revela que a publicidade e propaganda no Brasil só tem crescido e se aprimorado e, consequentemente é um mercado de trabalho em franca expansão. 
 
O MERCADO DE TRABALHO NA ERA DIGITAL
 
Com o advento da internet e mídias sociais, a graduação em publicidade e propaganda agregou outras áreas de especialização. É possível, por exemplo, especializar-se em computação gráfica e mídias sociais.
 
É inegável que sites de reprodução e edição de vídeos como o Youtube revolucionaram o campo da mídia digital, gerando consequentemente novos campos de atuação para o profissional da publicidade e propaganda.
 
O campo também está aberto para aqueles que possuem conhecimento e desejam trabalhar de maneira freelancer.
 
A crise econômica no Brasil, que grassa desde 2014 tem feito com que mais e mais profissionais com nível superior busquem outras formas de trabalho, boa parte das vezes de maneira freelancer, também chamados de “bicos”.
 
Neste sentido, quanto mais habilidades alguém possuir, principalmente no campo da escrita, idiomas e informática, mais possibilidades terá que ser contratado para algum serviço. E uma grande vantagem trazida pela internet, é que o mercado deste tipo de trabalho é mundial, sem fronteiras. 
 
Muitas são as empresas localizadas em outros países, que para escapar dos encargos trabalhistas e do peso dos pagamentos na moeda de origem, optam por contratar sob regime freelancer um trabalhador remoto (online) de uma país com uma moeda mais fraca. E esta é uma tendência que só tem a avançar, pois é um reflexo do contexto mundial do avanço do neoliberalismo e da globalização. 
 
Com uma graduação na área de Publicidade e Propaganda, o mercado de trabalho se torna um lugar mais amigável pois quanto maior a concorrência - e aqui estamos falando de um mercado global - mais necessária se torna a contratação de um bom profissional de marketing.
 
Na realidade, o marketing é o que sustenta muitos blogs e o próprio Youtube. A receita gerada pelas visualizações dos vídeos vêm das propagandas e anúncios que são embutidos em todos eles.
 
Portanto, os conceitos de publicidade, propaganda, mercado de trabalho e era digital encontram-se tão entranhados atualmente, que é difícil imaginar um sem o outro.
 
 


Postado em 24/07/2019


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé
Facebook Youtube Instagram