Notre Dame participa da Parada Tecnológica São Vicente 2019
“Empreender com Tecnologia é o Futuro” é o tema deste ano

Informação, tecnologia e conhecimento. É isso que promete a 3ª Parada Tecnológica de São Vicente, que começou na segunda-feira (19) e vai até sábado (24). São cinco dias de atividades gratuitas voltadas para estudantes e população em geral. Em parceria com mais de 40 instituições, entre elas o Colégio Notre Dame, um dos mais tradicionais da região, a Parada Tecnológica contará com exposições, palestras e workshops espalhados por toda a cidade.

Com o tema “Empreender com Tecnologia é o Futuro”, a ação visa promover iniciativas relacionadas a marketing digital, oficina de audiovisual e vídeos para internet, inteligência artificial, startups na prática, gestão estratégica de TI, empreendedorismo digital, experiências com óculos de realidade virtual, entre outros. Um dos temas abordados logo na cerimônia de abertura foi a Robótica. O professor Mauá, do Notre Dame, foi convidado para explicar a importância do ensino tecnológico nas escolas.

“Nós trabalhamos há 10 anos em conjunto com as escolas em atividades curriculares e extracurriculares. É possível incluir a robótica na grade de crianças desde os 6 anos de idade. Os benefícios são diversos. Para começar, ao trabalhar com a tecnologia é preciso sempre resolver uma ‘situação problema’ e aí o jovem aprende por meio da superação dos desafios. A robótica é uma ferramenta pedagógica tecnológica para estimular a criatividade, a organização, o trabalho em equipe”, explica Mauá, que possui uma empresa de tecnologia que atua há mais de 10 anos na Baixada Santista.

Alunos premiados

Além do aprendizado, o ensino da robótica tem trazido também prêmios para os alunos do colégio. Durante a cerimônia de abertura da Parada Tecnológica, os 9 alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2018 foram homenageados e receberam um certificado de honra das mãos do secretário de desenvolvimento da cidade.

“Foi bem legal participar da Olimpíada e receber essa homenagem. Fiquei com vergonha, porque tinha muita gente, mas foi muito legal”, comenta Yasmin de Giovanni Sagazeta, de 11 anos, que recebeu medalha de prata em 2018. A OBR possui dois tipos de competição, a prática e a teórica. Em 2018, os alunos do Notre Dame participaram da prova teórica, que contempla diversas questões ligadas à tecnologia e robótica e é aplicada para alunos de todo o País. A avaliação, com grau alto de dificuldade, não desanimou os alunos.

“Achei muito bom participar da OBR, mesmo sendo difícil. A gente se esforça e no final vê que valeu a pena estudar, valeu a pena todo o tempo que passamos em aula. Receber uma medalha de bronze depois de competir com o Brasil todo, nossa, é muito bom”, diz Luísa Lisboa Diegues, 11 anos.

Quem também gostou do desafio foi Sophia Almeida Caetano, 11 anos, também medalha de bronze: “A prova foi difícil, mas depois de ver o resultado, foi muito legal! Eu não esperava ganhar, então fiquei muito feliz”.

Depois de tanto esforço e estudo, nada mais justo do que guardar o prêmio a sete chaves. Pelo menos é assim que pensa Gabriel de Souza Queiroz. O garoto, de 11 anos, ficou muito surpreso ao ouvir seu nome em sala de aula para contar que ele havia recebido uma medalha de prata. “Eu não estava esperando. Foi uma alegria ver que eu era um dos quatro premiados. Eu gostei muito de receber o certificado na Câmara, depois de ter conseguido essa medalha que eu guardo em casa, muito protegida!”, conta.

Em 2019 a equipe do colégio participa das etapas práticas da OBR. Na primeira fase, que aconteceu na última semana em São Paulo, os alunos conseguiram se classificar para a final estadual, que acontece no dia 31 de agosto, depois de concluir com sucesso todo o circuito de desafios propostos com seus robôs.

Parada Tecnológica ainda não acabou
Para aqueles que ainda não participaram de nenhuma atividade da Parada Tecnológica de São Vicente, ainda dá tempo de se inscrever nas palestras e acompanhar no site da prefeitura quais exposições acontecerão ao longo da semana.

No Notre Dame a exposição acontece no sábado (24), a partir das 9h. Durante o evento o público poderá conferir de perto os materiais produzidos pelos alunos nas aulas de tecnologia, além de poder mergulhar no mundo da criatividade infantil. Isso porque estarão expostos por lá inventos como um guarda-chuva que cobre todo o corpo, um chinelo que vem com luz para que ninguém tropece ao caminhar no escuro, entre outras invenções que saíram direto da imaginação das crianças para o mundo real.

Assessoria de Imprensa – Colégio Notre Dame
Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada