Vai fazer o Enem? Confira as principais dicas de alimentação para a prova
Vai fazer o Enem? Confira as principais dicas de alimentação para a prova
 
Após um ano intenso de estudos, a tão aguardada prova do Exame Nacional do Ensino médio (Enem) está chegando! Nos próximos dias 3 e 10 de novembro, mais de 5 milhões de estudantes irão prestar a prova que pode ser a grande oportunidade para ingressar em uma das diversas universidades conceituadas em todo o País e realizar o sonho da graduação. Mas, apesar de toda a dedicação nos estudos, algo muito importante e que não pode ficar de lado é a alimentação na véspera e nos dias das provas!
 
Para auxiliar os estudantes, a nutricionista Juliana Chaves, do Colégio Notre Dame, listou as cinco principais dicas de alimentação ricas e nutritivas para a véspera, no café da manhã e almoço nos dias dos exames. Elas são essenciais para que os candidatos tenham disposição e concentração na hora da prova. São elas:
 
1- Não ingerir alimentos muito pesados. Dê preferência para os que já tenha o hábito de consumir em casa;
2- No dia da prova, evite o jejum. Ele é um grande vilão e pode causar hipoglicemia, sonolência e dor de cabeça;
3- Prefira um café da manhã reforçado com alimentos integrais. Inclua iogurte com fruta, granola, pão integral com ovo mexido;
4- Para quem mora mais próximo ao local da prova e tiver a oportunidade de almoçar, a dica é comer alimentos mais leves, fáceis de serem digeridos e coloridos. Algumas boas opções são o macarrão integral com frango e salada, arroz integral com salmão, atum ou chia (este grupo é rico em ômega 3 e ajuda na concentração e memória) e salada, linhaça. O almoço também pode ser substituído por um sanduíche natural de frango com cenoura, sem maionese, que deve ser preparado no próprio dia;
5- Muita água. Hidrate-se sempre!
 
Para levar no dia da prova: 
 
E engana-se quem pensa que a alimentação balanceada deve ser apenas antes das provas. Juliana explica que é fundamental também manter o padrão e a qualidade na hora da prova com lanches e opções leves:
 
- Leve uma garrafinha de água. Hidratação é essencial;
- Evite bebidas açucaradas, como os refrigerantes - o doce é absorvido rapidamente e as constantes idas ao banheiro podem quebrar a concentração na hora da prova;
- Leve frutas ou um mix de oleaginosas como castanhas e nozes. Ajuda na performance do cérebro na hora da prova!
- Na hora do doce, opte por chocolate 70% cacau - ele é rico em serotonina, o que ajuda na concentração na hora da prova!
- Se você é da turma dos candidatos que costumam ficar muito ansiosos e ter a famosa ‘dor de barriga’, a dica é: “Não faça jejum e mantenha a calma. Evite alimentos que são laxativos como mamão, pera, feijão ou qualquer outro tipo de leguminosa, coma bastante fibra!”
 
Assessoria de Imprensa – Colégio Notre Dame
Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada
13 – 3304.7437 - 3304.7438


Postado em 22/10/2019


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé
Facebook Youtube Instagram