Gerações de X a Z: como lidar com as diferenças
por Blog Líder em Mim
 
Respeitar os mais velhos. Esse é um lema atemporal, que sempre serviu e continuará sendo adequado a todas as gerações. Diante dessa máxima, é importante evidenciar uma questão: o que significa o respeito em relação ao outro? De acordo com definições dos dicionários, trata-se de levar uma pessoa em consideração.
 
Vivemos tempos em que as coisas estão mudando muito rápido, especialmente as relações entre as pessoas – sejam elas familiares, de trabalho, etc. A sociabilização e o dia a dia são marcados principalmente pela tecnologia. Inclusive, muitas vezes o grande entrave no tatear das relações entre jovens com pessoas mais velhas se dá pelo mundo cada vez mais on-line. Neste âmbito, há a consideração pelos limites e contextos de cada indivíduo?
 
Diferenças de gerações
Uma criança de 6 anos está brincando com algum joguinho em seu smartphone. A avó, de 64, que está ao lado da criança, não entende nada sobre o funcionamento do jogo – quiçá utiliza das artimanhas do aparelho como seu neto sabe.
 
Conhece algum caso como a cena descrita? É muito provável que sim. Portanto, como se dá a aproximação de pais, avós e professores que viveram realidades na juventude tão diferentes das que vivem a atual geração? Aliás, é mesmo assim tão diferente? Quais as principais semelhanças e diferenças? O que aproxima e o que causa a suposta distância?
 
As gerações têm muito a aprender mutuamente
 
Para todas essas questões, entretanto, há um denominador comum: o fator humano. Toda pessoa mais velha tem um mundo de coisas a ensinar um jovem – assim como o jovem tem muito a ensinar aos mais velhos, ou a relembrar. A formação socioemocional, afinal, ajuda a promover essa consciência e, principalmente, ajuda a resolver eventuais problemas que os distanciam nas relações.
 
O que (e como) é ser criança nos tempos atuais?
 
Quer ver mais notícias sobre o universo das competências socioemocionais? Acesse aqui! 
 


Postado em 27/11/2019


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé
Facebook Youtube Instagram