Mais de 35 alunos do Notre Dame s茫o medalhistas na Olimp铆ada Brasileira de Rob贸tica
Foram 16 medalhas de ouro, 11 de prata, 8 de bronze e uma de honra ao mérito

Depois de uma disputa acirrada com estudantes de todo o país, 36 alunos do Colégio Notre Dame, um dos mais tradicionais da Baixada Santista e que em 2019 completou 45 anos de história na cidade de São Vicente, puderam colher os louros de todo o esforço. Eles se tornaram medalhistas da etapa teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Na modalidade teórica, os estudantes realizam provas nas sedes regionais e na própria escola onde estudam, respondendo a questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR. É realizada em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico. Para que pudessem ser medalhistas, os alunos precisavam alcançar a seguinte pontuação: Bronze 90% de acertos, Prata 95% de acertos, Ouro 100% de acertos, o que comprova a seriedade e dificuldade do teste.

Depois de entenderem quantas questões marcaram corretamente para conseguir o primeiro lugar, alguns alunos se espantaram. Foi o caso do Rafael Veríssimo, de 8 anos: “Eu achei que tinha conseguido a prata, mas depois que vi que era ouro e que tinha acertado tudo, fiquei muito emocionado!”. José Eduardo Ottoni de Almeida Neto, 7 anos, declarou estar agora mais confiante e competitivo: “ano que vem vou competir de novo e ganhar outro ouro!”.

O grau de dificuldade da prova e o grande índice de medalhistas foi um dos fatores principais para que o colégio se preocupasse em fazer um evento especial para a entrega de medalhas. “Nós chamamos os pais na escola justamente para explicar qual é a importância de um prêmio a nível nacional, que foi conquistado em uma disputa com mais de 200 mil crianças. Foi um momento emocionante para pais e filhos”, comenta o professor Luiz Fernando Mauá, cuja empresa, Logic Minds, ministra as aulas curriculares de Educação Tecnológica e os cursos extracurriculares de Robótica e Games no Notre Dame. A cerimônia para entrega de medalhas e certificados aconteceu na última sexta-feira (06).

“Eu fiquei muito surpresa. Quando minha filha disse que ia receber esse prêmio, fiquei muito feliz. Minha outra filha, mais velha, também faz aulas de robótica, é extremamente importante o estudo de tecnologia, principalmente para o futuro deles”, conta Juliana Emiko Yamauti, mãe da Isabella Harumi Yamauti França que, como muitos, estreou na competição com vitória: foi medalha de bronze.

O momento de receber os méritos pelo bom trabalho na frente de toda a família é importante para os jovens e, com certeza, ficará para sempre marcado na memória de muitos deles. “Eu pensei que não conseguiria ganhar. Quando a professora me chamou e disse que eu seria medalhista, não aguentei de felicidade. E vir aqui hoje com a família também é muito bom”, conta Adler Medina, de 9 anos.

Cotas nas universidades
Mais do que apenas uma premiação simbólica pelo empenho, a conquista trará para todos eles grandes benefícios no futuro. “A USP e a Unicamp, a partir deste ano, abriram uma cota especial para os medalhistas. Se os alunos, futuramente, desejarem entrar em uma dessas duas universidades, em cursos específicos que tenham relação com a tecnologia, poderão ter uma vantagem competitiva muito maior”, explica Mauá.

E, mesmo para os mais novos, a possibilidade de um acesso mais fácil às universidades foi motivo de festa: “A prova foi bem difícil, fiquei na dúvida em alguns exercícios, então fiquei surpreso quando vi meu resultado. Eu quero muito ganhar uma vaga na faculdade, porque no futuro quero ser médico, então a cota pode me ajudar”, comemora Felipe Montez, de 9 anos.

A Olimpíada Brasileira de Robótica tem a meta de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Destina-se a todos os estudantes de Ensino Fundamental, Médio ou Técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.

Confira a lista de medalhistas da OBR 2019 do Colégio Notre Dame:

- Medalha de Bronze Nacional

11 - 3230-7434 / 13 – 3304.7437 - 3304.7438

Postado em 09/12/2019

FOTOS

Entrega dos certificados de Games e Rob贸tica Entrega dos certificados de Games e Rob贸tica Entrega dos certificados de Games e Rob贸tica Entrega dos certificados de Games e Rob贸tica

Facebook Youtube Instagram