Para escolher a carreira certa, vestibulando precisa pesquisar

por Alessandra Balles

É como um jogo de videogame. A primeira fase da escolha da profissão costuma ser a mais tranquila para a maioria dos vestibulandos.
 
Se você detesta matemática no colégio, fugirá facilmente de engenharia. Se não é atraído pela leitura, desviará de letras ou filosofia.
 
Ao vencer essa primeira etapa, o passo seguinte costuma ser o dos gostos e afinidades do estudante --quem gosta de escrever pensa em jornalismo; quem adora bichos quer veterinária.
 
Peneirados esses cursos, chega-se à fase mais complexa: como escolher entre carreiras que têm área de atuação semelhante ou nomes tão parecidos que é difícil até entender a diferença entre eles?
 
Para ajudar a buscar essa resposta, a Folha ouviu profissionais, coordenadores de graduações e também universitários para explicar as singularidades de cada carreira.
 
As diferenças entre medicina veterinária e zootecnia, entre engenharia mecânica e mecatrônica, entre elétrica e eletrônica, entre marketing e publicidade e propaganda são algumas das abordadas.
 
O candidato deve reunir o maior número possível de informações sobre o curso. Consultar a grade curricular (geralmente disponível na internet), conversar com estudantes e visitar a faculdade pela qual tem interesse são formas de fazer isso.
 
Para saber como está a área hoje, a dica é procurar profissionais que estão no mercado há bastante tempo e também os recém-formados.
 
Levar em conta o cotidiano da profissão é outra informação preciosa.
 
Quem se forma em direito, por exemplo, passa a maior parte do dia usando terno; quem quer agronomia deve estar preparado para morar e trabalhar longe dos grandes centros urbanos.
 
É preciso ainda saber se a carreira exige plantões e viagens constantes.
 
Livros e filmes também ajudam, mas não se esqueça que, muitas vezes, os profissionais aparecem nessas peças de ficção de forma romanceada.
 
Com essas informações nas mãos, fica mais fácil terminar o jogo com a escolha certa.
 
O PASSO A PASSO PARA A ESCOLHA
 
1 - Observe suas habilidades e interesses;
 
2 - Busque informações com profissionais da área;
 
3 - Visite a faculdade, assista a uma aula e fale com professores e outros estudantes;
 
4 - Pesquise sobre o curso em sites;
 
5 - Saiba que não há curso perfeito, todos têm matérias legais e chatas;
 
6 - Um mercado de trabalho bom hoje não é garantia de que continuará assim no futuro.
 


Postado em 27/09/2012


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé