Projeto Eleições é destaque no Colégio Notre Dame

Conhecer e entender as funções específicas dos nossos representantes, bem como o sistema político adotado no Brasil, além de desenvolver o espírito crítico e o poder de argumentação acerca de todos os processos que envolvem uma eleição. Foram estas as premissas do Projeto Eleições do Colégio Notre Dame, que envolveu os alunos de todos os níveis, porém cada nível trabalhou o tema de uma forma.

Os alunos do Fundamental I tiveram como candidatos a prefeito autores de destaque da literatura infanto-juvenil. Entre Maurício de Sousa, Monteiro Lobato, Ziraldo e Ana Maria Machado, os eleitores mirins elegeram o criador da Turma da Mônica. Os candidatos a vereador eram Santos Dumont e Albert Einstein, e o pai da aviação ganhou a disputa.

No caso das séries do Fundamental II e Ensino Médio, os candidatos a prefeito eram os dois candidatos reais da eleição municipal de São Vicente. Já o pleito de vereador foi disputado por personagens históricos apenas no Ensino Médio. Os alunos do 6º ao 9º ano, no entanto, puderam experimentar “na pele” a sensação de lançar propostas e ver as mesmas serem julgadas.

Em uma disputa acirrada que primou pela variedade das propostas, acabou vencendo o aluno Elder de Andrade, um voto acima do Bruno Chagas Monfardini dos Santos.

A todos que participaram, o nosso muito obrigado! Aos vencedores, os nossos parabéns!

Postado em 09/10/2012